Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Viva a diversidade!

Pelo direito de ser e amar: Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

Imagem Destaque

Nesta terça-feira 28 celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Uma data para comemoração, mas também para reflexão, já que a homofobia ainda é uma realidade na sociedade e nos locais de trabalho.

Pesquisa realizada pela empresa de consultoria Santo Caos constatou que 61% dos funcionários LGBT’s no Brasil preferem esconder de colegas e gestores a sua orientação sexual por receio de represálias e possíveis demissões.

A Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra) aponta que 90% desta população está na prostituição.

De acordo com a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, um terço das pessoas LGBQIA+ acredita que revelar a sua homossexualidade no seu ambiente profissional pode ter um impacto negativo sobre a sua carreira, inclusive em termos de remuneração.

Levantamento da plataforma LinkedIn aponta que 35% das pessoas que foram entrevistadas já sofreram algum tipo de discriminação velada ou direta em alguma empresa. Segundo o levantamento, as formas de discriminação mais comuns são piadas e comentários homofóbicos, o que leva muitos a evitarem expressar sua sexualidade e identidade de gênero no trabalho, pois sentem que isso pode impactar negativamente em sua posição atual.

Para Anderson Pirota, membro do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de São Paulo e coordenador do Coletivo LGBTQIA+ do Sindicato, os dados reforçam a importância do combate à homofobia nos locais de trabalho e na sociedade.

“28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O principal objetivo desta data é conscientizar a população da importância do combate a homofobia, na sociedade e no local de trabalho. Somos de luta, mas principalmente somos humanos. Nossa bandeira é da diversidade, da inclusão, do emprego e da vida. Por isso, é importante que cada bancário, cada bancária participe da Campanha Nacional Unificada 2022, sindicalize-se e também vote pela vida, mas vote com orgulho.”

Anderson Pirota, Coordenador do Coletivo LGBTQIA+ do Sindicato e conselheiro titular no Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de São Paulo, no segmento pessoa bissexual

28 de junho: dia de luta!

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ surgiu de um confronto entre policiais e manifestantes nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969. O protesto teve origem na defesa do clube frequentado pelo público LGBT Stonewall Inn, aberto em 1967, no coração do bairro boêmio de Greenwich Village, em Nova York, mas que sofria frequentes repressões policiais.

seja socio