Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Organização

Comitê Executivo da UNI Américas discute conjuntura regional, em Montevidéu

Imagem Destaque
Imagem mostra os dirigentes Márcio Monzane, Lucimara Malaquias, Rita Berlofa e Fernanda Lopes

Representantes de trabalhadores de diversos países do continente americano reuniram-se no Comitê Executivo da UNI Américas, em Montevidéu, para debater a conjuntura regional e a organização dos trabalhadores na região.

Os principais temas abordados no encontro realizado nos dias 26 e 27 de junho, na capital uruguaia, foram capacitação de jovens em transição justa (conceito segundo o qual a transição rumo a uma economia neutra deve ser igualitária); mudança climática; negociação coletiva no setor financeiro; modelo de negociação coletiva tripartite (governo, sindicato e patrões) adotado no Uruguai; e imigração.

“Neste momento em que a campanha salarial dos bancários está em curso, é crucial que acompanhemos as experiências de negociação coletiva pelo mundo e que possamos trocar essas experiências a fim de trazer aprendizados para todos. Entender a conjuntura regional fortalece nossa organização no Brasil”, destaca Lucimara Malaquias, presidenta de juventude da UNI Américas e secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Lucimara representou no encontro os bancários brasileiros juntamente com Rita Berlofa, presidenta da UNI Finanças e secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT; e Fernada Lopes, secretária da Mulher da Contraf-CUT.

A reunião do comitê executivo foi precedida de reunião do comitê de mulheres para organizar as pautas específicas sobre igualdade e diversidade.

Também foram discutidos a estrutura e os temas que serão abordados na conferência regional da UNI Américas, prevista para dezembro de 2024.

No encontro, o comitê se posicionou em defesa da democracia na região, e assinou uma nota de repúdio à tentativa de golpe na Bolívia ocorrida no dia 26 de junho, e em defesa da democracia e da soberania dos povos.

A UNI Américas é o braço continental da UNI Global Union, um sindicato mundial que representa mais de 20 milhões de trabalhadores dos setores de serviços em todo o mundo, ao qual o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região é filiado.

seja socio