Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Queremos solução

Sindicato se reúne com Banco Pan para debater turnover, PPR e outros temas

Imagem Destaque
Imagem de uma reunião com um filtro azul e o logo do Banco Pan

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo se reuniu novamente com a direção do Banco Pan e, dessa vez, também com representantes do BTG – que controla o Pan. Os temas tratados foram a redução do turnover; a implantação do acordo coletivo de trabalho sobre PPR; condições de trabalho dos empregados com jornada externa; sistema de ponto eletrônico para controle da jornada; homologações no Sindicato.

Redução do turnover

Na reunião realizada nesta quinta-feira 13, o banco concordou em discutir e buscar meios para a redução do turnover, o que é uma sinalização importante e necessária.

“Esperamos que a participação na reunião de representantes do BTG, que é quem de fato controla o Banco Pan, resulte na solução para as reivindicações e problemas relatados pelos empregados do Pan. Principalmente na questão das demissões causadas pela rotatividade”, afirma a dirigente do Sindicato Kátia Miranda.

PPR

A direção do Pan se comprometeu a voltar a negociar com o movimento sindical o Programa de Participação nos Resultados (PPR), de modo a cumprir todos os procedimentos para se firmar o acordo coletivo. Essa reivindicação é feita ao Pan há mais de um ano pelo Sindicato.

Atualmente, o Pan possui um PPR com regras determinadas unilateralmente, sem nenhuma participação do Sindicato, que representa os financiários e bancários e, sobretudo, sem a aprovação em assembleia.

Sistema de ponto eletrônico e jornada externa

Na reunião ficou ajustada entre as partes a importância de celebrar o acordo referente ao sistema de ponto eletrônico adotado pelo Pan para o controle de jornada de trabalho, e ainda foram apresentadas as condições de trabalho de alguns empregados que possuem jornada externa no Pan. A intenção é evoluir nas discussões para se garantir e fixar condições em acordos coletivos. O Sindicato reforçou a importância da negociação coletiva.

Homologações no Sindicato

Também foi reivindicado para que as homologações sejam feitas no Sindicato. Os representantes do Pan se comprometeram a levar esta demanda para avaliação à direção do BTG.

Representantes do BTG Pactual vão participar das próximas negociações com o Sindicato.

“Esperamos que com isso as negociações avancem e resultem em soluções para as demandas dos empregados. Negociação coletiva e organização sindical são direitos dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, e também são princípios que se relacionam com a agenda ESG, a qual consta no site do Pan e BTG Pactual como compromisso público. Por isso, queremos sair dessas reuniões com soluções concretas. Queremos que o processo de negociação resulte em avanços para as demandas dos trabalhadores. É preciso encontrarmos uma resposta ou fórmula para a redução do turnover no Pan”, afirma Marcelo Gonçalves, diretor do Sindicato.

seja socio