Pular para o conteúdo principal

Nova votação sobre maioridade deve ser em agosto

Linha fina
Proposta está em trâmite na Câmara dos Deputados e, se for aprovada, segue para apreciação do Senado. Assunto também está no STF
Imagem Destaque

São Paulo - O plenário da Câmara dos Deputados deve votar em agosto, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 171/93) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Vídeo: você é contra ou a favor da redução da maioridade?
> Redução da maioridade ameaça parte do ECA

O texto foi aprovado em primeiro turno no início de julho com 323 votos favoráveis e 155 contrários. A votação foi muito criticada, pois foi fruto de uma manobra do presidente da Casa, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos maiores defensores da aprovação. A redução havia sido rejeitada na noite anterior e Cunha recolocou o tema em pauta.

> Manobra de Cunha reverte decisão sobre maioridade

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) considerou a decisão inconstitucional e antidemocrática. Segundo ele, o texto votado fere o artigo 60 da Constituição, que diz que matéria constante de proposta de emenda rejeitada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. “Toda vez que o resultado desagrada ao presidente, ele encerra a votação na noite, reorganiza sua turma e, no dia seguinte, impõe uma derrota à maioria que se fez na noite anterior. Ou seja, a votação só termina quando o resultado agradar o presidente da Casa”, criticou.

> Nota da CUT contra a redução da maioridade
ONU Brasil rechaça redução da maioridade

Por conta disso, 102 deputados de 14 partidos recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a votação em primeiro turno. A corte negou o pedido, mas o caso deve ser levado para ser analisado pelo plenário do tribunal.

> STF mantém votação da PEC da Maioridade Penal

Se for aprovada em segundo turno pelo plenário da Câmara, a proposta seguirá para o Senado, onde também terá de ser votada em dois turnos.

Leia mais
Pediatras contra redução da maioridade
CNBB se opõe à redução da maioridade
> Pesquisa questiona redução da maioridade penal
> Reduzir maioridade é retroceder ao século XV
Artistas se mobilizam pela maioridade aos 18 anos


Noéli Nobre, da Agência Câmara, com edição da Redação - 21/7/2015

seja socio