Pular para o conteúdo principal

Relatório da ONU é positivo para o Brasil

Linha fina
Com programas como Bolsa Família, país atingiu um dos principais Objetivos do Milênio no combate à fome
Imagem Destaque
São Paulo – A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou na segunda-feira 6 um relatório sobre os 15 anos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, os objetivos “produziram o movimento antipobreza de maior sucesso da história, que servirá de ponto de partida para a nova agenda de desenvolvimento sustentável que deve ser adotada este ano”.

A avaliação conclui que, embora existam deficiências, os esforços para atingir os objetivos foram bem sucedidos em todo o mundo. Há apenas duas décadas, quase metade do mundo em desenvolvimento vivia em extrema pobreza. O número de pessoas nessa situação, agora, diminuiu em mais da metade, passando de 1,9 bilhão em 1990 para 836 milhões em 2015.

Na América Latina, a proporção de pessoas vivendo com menos de 1,25 dólares por dia caiu de 13% em 1990 para 4% em 2015. No Brasil essa meta foi atingida em 2002. Em 2007, a meta nacional de reduzir a porcentagem de pobres a ¼ da de 1990, apesar de mais ambiciosa, também foi cumprida e superada em 2008.

> Leia a íntegra do relatório da ONU (em inglês)

Programas como o Brasil sem Miséria potencializaram esse esforço. Com o objetivo de retirar mais de 16 milhões de brasileiros da extrema pobreza, o programa conseguiu incluir no Cadastro Único, de junho de 2011 a março de 2012, 687 mil novas famílias, que já estão recebendo o Bolsa Família. Em maio de 2012, o programa atendia a 13,5 milhões de famílias.

Outra iniciativa que integra o programa é o Brasil Carinhoso, lançado em maio de 2012. A meta é a superação da miséria em todas as famílias com crianças de 0 a 6 anos, além de ampliar o acesso a creche, pré-escola e saúde. O benefício para superar a pobreza extrema é de pelo menos R$ 70 por pessoa destinado a famílias extremamente pobres com crianças nessa faixa etária. O início do pagamento, em junho de 2012, reduziu a extrema pobreza total em 40%.

Objetivos – Oito eixos compõem os Objetivos do Milênio: Acabar com a fome e a miséria; Educação básica de qualidade para todos; Igualdade entre os sexos e valorização da mulher; Redução da mortalidade infantil; Melhorar a saúde da gestante; Combater a Aids, a malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento. 


Redação – 7/7/2015
seja socio