O Santander reverteu uma orientação que havia encaminhado para os bancários, onde pedia para que alguns atestados médicos para trabalhadores que estão em regime de home office, não fossem registrados do sistema de recursos humanos da empresa. Após cobrança do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o banco disse que a orientação era antiga, que não deve ser levada em consideração e que todos os atestados devem ser registrados.
O comunicado com a orientação ilegal havia sido enviado para os trabalhadores no início de julho, onde o Santander incentivava que atestados médicos não sejam cadastrados no sistema interno. O Sindicato entrou em contato com a empresa, que garantiu verbalmente que a prática foi descontinuada.
“É importante ressaltar que gestores que mantenham esta prática poderão ser responsabilizados por qualquer piora no quadro de trabalhadores enfermos, que precisam seguir as orientações médicas para que estejam recuperados para a volta ao trabalho”, diz o dirigente sindical e funcionário do Santander, Roberto Paulino.
O dirigente lembra que os bancários que forem forçados a não cadastrar atestados médicos ou estiverem passando por cobranças abusivas devem procurar o Sindicato, que tem um canal de denúncias contra o assédio moral. As queixas, com garantia de anonimato, também podem ser feitas para a Central de Atendimento, por meio do chat ou pelo telefone 11 4949-5998.
Procure o Sindicato
Nesse contexto de pandemia de coronavírus, em que o movimento sindical bancário conquistou home office para metade da categoria em todo o país, é indispensável que os trabalhadores possam se comunicar com o Sindicato.
Por isso, adicione o WhatsApp do Sindicato para receber notícias de seu interesse: 11 99930-8483. E quando quiser fazer alguma denúncia ou tirar alguma dúvida, também pode fazê-lo por meio do WhatsApp, mas neste outro número: 11 97593-7749.
Veja outras formas de contatar o Sindicato:
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco ou financeira não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário
> Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco ou financeira? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.