A Campanha Nacional 2020 está para começar. Os congressos estaduais e o 36º Congresso Nacional dos empregados da Caixa (Conecef) serão realizados nas próximas semanas. O Sindicato está mobilizando os bancários e as bancárias para que participem da construção da pauta específica de reivindicações que será apresentada à direção do banco a fim de garanti-las no Acordo Coletivo de Trabalho.
O Sindicato vem ouvindo empregadas que são mães para construir reivindicações para o período da pandemia do coronavírus. As demandas aprovadas nos congressos serão somadas à pauta específica dos empregados da Caixa a fim de ampliar seus direitos.
As empregadas que são mães e que ainda não opinaram poderão fazê-lo até o dia 9 de julho, preenchendo o formulário no final do texto e, no mesmo dia, se unirem à mobilização nas redes com o hashtag #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil (leia mais abaixo).
Veja a seguir a proposta de reivindicação para o período da pandemia definida junto com as empregadas da Caixa que são mães:
1 - Garantia para as mães e pais com crianças em idade escolar o direito ao home office enquanto durar a pandemia!
“Infelizmente na nossa sociedade as mães são mais sobrecarregadas com a criação dos filhos. Mas nosso sindicato tem uma luta em defesa das pautas feministas e entende que a responsabilidade da criação dos filhos deve ser igualmente compartilhada entre os pais e as mães. Por isso defendemos a inclusão também dos bancários pais neste regime de home office”, enfatiza Tamara Siqueira, dirigente sindical e empregada da Caixa.
Campanha em defesa da Caixa e dos empregados
O Sindicato irá promover nacionalmente, a partir do dia 9 de julho, uma campanha nas redes sociais para cobrar da direção da Caixa e do governo federal respeito aos empregados e ao banco público. Na data, bancários, familiares e amigos poderão participar se manifestando nas redes sociais utilizado a hashtag #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil.