Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pandemia

Santander precisa fornecer equipamento para afastados

Linha fina
Bancários de agências fechadas por casos de coronavírus precisam de estrutura fornecida pelo Santander para trabalhar remotamente
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

O Sindicato dos Bancários de São Paulo recebeu denúncias de que trabalhadores de agências do Santander fechadas por conta da pandemia de coronavírus - como uma na Avenida Paulista e outra na Avenida Brasil, por exemplo - estão dando expediente em casa, porém com seus próprios equipamentos e sem apoio do banco.

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

A denúncia feita pelos trabalhadores preocupa, porque não há qualquer posição do banco em relação aos equipamentos necessários para o home office.

“Todos os trabalhadores que realizam suas atividades em home-office precisam ter equipamentos para fazê-lo, e o que estão em casa porque a agência fechou não podem ter prejuízo em relação a horas negativas porque o fechamento é uma responsabilidade do banco", destaca a dirigente sindical Wanessa de Queiroz Paixão, bancária do Santander. "É importante ainda que os locais fechados por suspeita ou confirmação de casos de Covid-19 sejam higienizados para garantir a segurança sanitária de bancários e clientes”, acrescenta.

A dirigente lembra que os bancários que estão em casa por serem grupo de risco ou por terem parentes que estão neste grupo estão preocupados em se manter seguros e empregados, já que o Santander, apesar de ter se comprometido em mesa de negociação em não demitir durante a pandemia, já mandou para a rua centenas de trabalhadores.

UNI Global Union lança campanha contra demissões no Santander
Mobilização dos bancários do Santander toma as redes

Cobrança

O Sindicato contatou o setor de recursos humanos do Santander para que a situação seja resolvida nas agências fechadas por conta da pandemia, ressaltando que todos os trabalhadores afastados devem realizar trabalhos administrativos, sem visitar clientes, e ter suas horas de afastamento abonadas ao retornar ao local de trabalho.

De acordo com o Santander, o trabalhador afastado deve permanecer em casa, em trabalhos administrativos. Em caso de recebimento ou não de equipamento para trabalhar, eles terão seus dias abonados e não há qualquer orientação para que os bancários comprem equipamentos usando recursos próprios. Em caso de bancários infectados pelo novo coronavírus, estes devem cumprir o período de quarentena determinado pelos médicos até ter suas condições de saúde restabelecidas.

Casos estas determinações não sejam cumpridas, as denúncias para o Sindicato podem ser feitas acessando o site da Central de Atendimento ou ainda pelo telefine 3188-5200 ou enviando WhatsApp pelo 97593-7749. O sigilo do denunciante é absoluto. Veja abaixo outros canais de denúncias.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio