O Sindicato dos Bancários de São Paulo recebeu denúncias de que trabalhadores de agências do Santander fechadas por conta da pandemia de coronavírus - como uma na Avenida Paulista e outra na Avenida Brasil, por exemplo - estão dando expediente em casa, porém com seus próprios equipamentos e sem apoio do banco.
Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos
A denúncia feita pelos trabalhadores preocupa, porque não há qualquer posição do banco em relação aos equipamentos necessários para o home office.
“Todos os trabalhadores que realizam suas atividades em home-office precisam ter equipamentos para fazê-lo, e o que estão em casa porque a agência fechou não podem ter prejuízo em relação a horas negativas porque o fechamento é uma responsabilidade do banco", destaca a dirigente sindical Wanessa de Queiroz Paixão, bancária do Santander. "É importante ainda que os locais fechados por suspeita ou confirmação de casos de Covid-19 sejam higienizados para garantir a segurança sanitária de bancários e clientes”, acrescenta.
A dirigente lembra que os bancários que estão em casa por serem grupo de risco ou por terem parentes que estão neste grupo estão preocupados em se manter seguros e empregados, já que o Santander, apesar de ter se comprometido em mesa de negociação em não demitir durante a pandemia, já mandou para a rua centenas de trabalhadores.
> UNI Global Union lança campanha contra demissões no Santander
> Mobilização dos bancários do Santander toma as redes
Cobrança
O Sindicato contatou o setor de recursos humanos do Santander para que a situação seja resolvida nas agências fechadas por conta da pandemia, ressaltando que todos os trabalhadores afastados devem realizar trabalhos administrativos, sem visitar clientes, e ter suas horas de afastamento abonadas ao retornar ao local de trabalho.
De acordo com o Santander, o trabalhador afastado deve permanecer em casa, em trabalhos administrativos. Em caso de recebimento ou não de equipamento para trabalhar, eles terão seus dias abonados e não há qualquer orientação para que os bancários comprem equipamentos usando recursos próprios. Em caso de bancários infectados pelo novo coronavírus, estes devem cumprir o período de quarentena determinado pelos médicos até ter suas condições de saúde restabelecidas.
Casos estas determinações não sejam cumpridas, as denúncias para o Sindicato podem ser feitas acessando o site da Central de Atendimento ou ainda pelo telefine 3188-5200 ou enviando WhatsApp pelo 97593-7749. O sigilo do denunciante é absoluto. Veja abaixo outros canais de denúncias.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário
> Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.