Pular para o conteúdo principal

Daniel Cardinali, apoiado pelo Sindicato, é eleito para Cipa do CE do Aço, do Itaú

Imagem Destaque

O candidato apoiado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Daniel Cardinali, foi eleito para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da concentração do Itaú Centro Empresarial do Aço.

Comprometido com os interesses dos bancários, Cardinali se elegeu com propostas de melhoria nas condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores do polo administrativo. A eleição ocorreu entre os dias 6 e 12 de julho.

“O cipeiro tem o dever por reportar as demandas dos colegas à administração do banco e reivindicar soluções para os problemas apontados pelos funcionários. Por isso, é fundamental eleger um cipeiro verdadeiramente comprometido com os bancários, para que, de fato, ocorram melhorias nas questões que envolvem saúde e condições de trabalho. Apoiamos Daniel Cardinali porque temos a certeza de que, na Cipa, ele irá defender os interesses dos trabalhadores e lutar por seus direitos,”

Maikon Azzi, dirigente do Sindicato

Cardinali foi eleito defendendo implantação de ambulatório no CE do Aço; colocação de piso tátil, em todas as dependências do centro administrativo, para pessoas com deficiência visual; se comprometendo a informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos e sobre a segurança no ambiente de trabalho; e cobrar do Itaú melhores condições de ergonomia para os trabalhadores em home office.

O que é a Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde do trabalhador.

Por que a Cipa é importante

É dever do cipeiro eleito levar as reivindicações dos bancários às reuniões da Cipa e cobrar dos da direção do banco soluções para essas demandas.

São funções dos cipeiros

  • Esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort;
  • Fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores;
  • Realizar Semanas Internas de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat), nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho;
  • Acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social;
  • Realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários;
  • Informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.
seja socio