Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para curso sobre sistema financeiro na era digital

Imagem Destaque

Novas tecnologias, fintechs, moedas digitais, regulamentação do Sistema, serviços financeiros e a relação com o consumidor, teletrabalho. Estes e outros temas (veja abaixo) serão objeto do curso de extensão “As transformações do sistema financeiro na Era Digital”, realizado em parceria entre o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Sindicato dos Bancários do ABC e a Faculdade 28 de Agosto.

As inscrições podem ser feitas até 13 de agosto pelo telefone (11) 4993-8299 e pelo WhatsApp (11) 96486-0093. O investimento é de R$ 300 para o público em geral e R$ 150 para bancários sócios e estudantes.

O objetivo do curso é capacitar e atualizar os alunos por meio de aulas on line e ao vivo ministradas por especialistas sobre as alterações do Sistema Financeiro na última década. Serão 15 aulas, das 10h às 12h de sábado.

Ao final, o participante compreenderá melhor as novas tecnologias, modelos de negócios, novas instituições, marcos regulatórios, relação com os clientes e os impactos sobre as relações de trabalho, entre outros aspectos.

O curso terá carga horária 30 horas e garante certificado pela Faculdade 28 de Agosto, credenciada no Ministério da Educação. Os estudantes poderão utilizar a participação no curso como Horas Complementares, exigidas em diversos cursos de graduação.

A inspiração para o curso nasce com a publicação do livro “A Era Digital e o Trabalho Bancário”, lançado em 2020. A obra reuniu professores, especialistas, pesquisadores e dirigentes sindicais e trouxe um conjunto de considerações que aponta para a necessidade de melhor compreensão do sistema financeiro.

Aulas com doutores, mestres e especialistas

O curso será ministrado por oito professores, sendo oito doutores, seis mestres e dois especialistas.

Ana Tercia Sanches
Doutora em Sociologia pela USP. Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP. Professora e pesquisadora da Faculdade 28 de Agosto. Diretora da FETEC-SP. Autora do livro “Trabalho Bancário: inovações tecnológicas, intensificação de controles e gestão por resultados” pela Editora Annablume.
Aula: Tecnologia Bancária na Era Digital - 14/08

André Accorsi
Doutor em Administração Financeira USP. Engenheiro pela Poli/USP. Professor Universitário e Coordenador do Curso de Administração da Faculdade 28 de Agosto.
Aula: Meios de Pagamentos, PIX, Open Bank e SandBox Regulatório – 21/08

Ana Carolina Tosetti Davanço
Economista. Mestranda em Administração pela Universidade São Caetano do Sul. Especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Aula: Fintechs: o que são, como atuam e sua abrangência – 28/08

Rafael Barbosa
Engenheiro Mecatrônico pela UNICAMP e Engenheiro Industrial pela Texas A&M University; Especialização em Gestão Empresarial pela FGV-SP. Sócio-Fundador da Scale-Up XporY.com. Entusiasta da Economia Colaborativa e Permuta Multilateral.
Aula: Fintechs: o que são, como atuam e sua abrangência – 28/08

Thiago Yokoyama Matsumoto
Engenheiro Elétrico pela FEI em São Paulo e com MBA de Gestão Empresarial pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Especializado em venda consultiva técnica. Vice-presidente do ITESCS – Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul. Diretor de marketing da ONG Médicos da Floresta - AMDAF (Projeto Olhos do Xingu).
Aula: Moedas digitais: quais são, como operam, sua relevância e riscos – 11/09

Volney Gouveia
Doutor em Ciências Sociais e Humanas pela UFABC. Economista. Gestor e Professor dos Cursos de Ciências Econômicas e de Ciências Aeronáuticas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Coordenador de Trabalhos de Conclusão de Curso da Escola de Negócios da USCS.
Aula: Mercado de Capitais – 18/09

Débora Sirotheau
Analista de TI Serpro. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Belém do Pará. Membro da Comissão Especial de Proteção de Dados da OAB Nacional. Membro da International Association of Privacy Professional. Certificada em LGPD, GDPR e Information Security Management Foundation pela EXIN. Certificada em Gestão da Privacidade e em Gestão de Riscos da Privacidade pela TI Exames.
Aula: Privacidade, LGPD e Sistema Financeiro – 25/09

Luiz Silvério Silva
Doutor em Educação, Mestre em Administração e Graduado em Filosofia. Professor da Rede Pública de Educação. Coordenador de Curso e Diretor de Faculdade. Consultor de organizações na área de Desenvolvimento Organizacional no setor privado e público. Voluntário em Universidade de Moçambique e Presidente do Banco do Povo Crédito Solidário.
Aula: Cooperativas de Crédito e os Bancos Cooperativos – 02/10

Maria Rita Serrano
Mestra em Administração de Regionalidades e Organizações. Graduada em História e Estudos Sociais. Representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa e Coordenadora do Comitê nacional em Defesa das Empresas Públicas. Presidenta do Sindicato dos Bancários do ABC (2006 -2012). Autora do livro “Caixa, banco dos brasileiros” e coautora de “Se é público, é para todos”.
Aula: Bancos públicos e o desenvolvimento econômico e social – 09/10

Jefferson José da Conceição
Doutor em Sociologia pela USP. Mestre em Administração pelo IMES. Graduado em Economia pela UFRJ. Coordenador do Observatório CONJUSCS. Assessor da Pró-Reitoria de Graduação e Professor da USCS
Aula: Bancos públicos e o desenvolvimento econômico e social – 09/10

Carlos Eduardo Carvalho
Doutor em Ciências Econômicas - Unicamp. Professor da PUC-SP, Departamento de Economia e Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas -Unesp, Unicamp, PUC-SP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFABC.
Aula: Regulamentação do Sistema Financeiro – mudanças recentes e futuras – 16/10

Ione Amorim
Economista. Coordenadora do Programa de Serviços Financeiros do Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Especialista em Gestão da Comunicação pela USP. Atua com ênfase no relacionamento com o sistema financeiro no combate ao superendividamento, capacitação sobre educação financeira e avaliação de políticas de responsabilidade socioambiental.
Aula: Serviços financeiros e a relação com o consumidor - 23/10

Eduardo Levado
Economista e Gestor em Finanças, pela Universidade Metodista de SP, educador financeiro, palestrante e coordenador de cursos de treinamentos na área financeira, atua no mercado financeiro há 43 anos e leciona há 22 anos no Centro de Formação do Sindicato dos Bancários do ABC.
Aula: Profissionalização da carreira bancária e certificações – 30/10

Marilane Teixeira
Doutora em Desenvolvimento Econômico – UNICAMP. Professora e pesquisadora do CESIT/IE – Unicamp. Economista e assessora.
Aula: Diversidade nas Instituições Financeiras – 06/11

Ladislau Dowbor
Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia). Economista pela Universidade de Lausanne (Suiça). Professor Titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de economia e administração. Entre suas publicações está A Era do capital improdutivo.
Aula: Financeirização da Economia

Vivian Machado
Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Economista pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Pesquisadora do Observatório Conjuscs. Economista e Técnica no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos -DIEESE.
Aula: Relações Trabalhistas e Processo Negocial Sindical – Caso: Teletrabalho - 20/11

Regina Coeli Moreira Camargos
Pós-doutora pelo Instituto de Economia - UNICAMP. Doutora em Ciências Humanas pela UFMG. Mestre em Ciência Política pela UNICAMP. Economista pela UFMG.
Aula: Educação Financeira como ferramenta para cidadania - 04/12

seja socio