Em 1934, a categoria bancária realizou sua primeira greve nacional, reivindicando benefícios previdenciários. A mobilização foi vitoriosa e levou à criação do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Bancários (IAPB), responsável por aposentadorias, pensões, auxílios-maternidade, auxílios-enfermidade, assistência médica e carteira de empréstimos.
O IAPB também realizou campanhas importantes por melhores condições de trabalho como a de prevenção à tuberculose – doença na época muito comum entre a categoria, por conta de ambientes insalubres e manuseio de cédulas contaminadas – e a mobilização contra ambientes de trabalho impróprios. Ele foi extinto em 1966, com a fundação do INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) e do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Esse período da história dos bancários é abordado no quarto episódio da série História em Pílulas, lançada em comemoração pelos 100 anos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, completados em abril.
Assista ao vídeo completo:
- Assista também aos demais episódios da série História em Pílulas.
- Assista ainda aos depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas, também lançada em comemoração pelos 100 anos da entidade.