Em 1935, na Era Vargas, o governo tentava se sobrepor ao Sindicato e acabar com a autonomia das entidades de classe.
A tensão por conta dessa política repressiva tomava conta do país e em especial do Sindicato dos Bancários que tentava aprovar, sem sucesso, os estatutos, já que temiam uma intervenção, por meio do Ministério do Trabalho.
Isso acabou se confirmando, e o Sindicato dos Bancários sofreu sua 1ª intervenção. E em meio à tensão e repressão militar, o Congresso Nacional aprovava a Lei de Segurança Nacional, o que permitiu uma caça violenta aos trabalhadores e grupos de esquerda.
Representantes dos Bancários do Rio de Janeiro criaram a FBB - Fundação dos Bancários do Brasil, e em 1º de maio é criada a CSUB - Confederação Sindical Unitária do Brasil, da qual o Sindicato dos Bancários de São Paulo pede filiação. Porém, em seguida, o governo põe fim a essa organização, impondo mais uma derrota e enfraquecendo o levante trabalhista de esquerda.
Diante da pressão, o Sindicato segue sem aprovar os estatutos e, no final de 1935, a diretoria eleita renuncia ao mandato.
Quer saber o final dessa história?
Assista a mais um episódio da série História em Pílulas e saiba mais sobre esse período da história da entidade. A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar um episódio por semana.
- Assista aos demais episódios da série História em Pílulas
- Assista também aos episódios da série O Sindicato é feito de pessoas, que também vai ao ar semanalmente como parte das comemorações pelos 100 anos da entidade.