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Negociação com a Caixa debate jornada

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Terceira rodada específica da Campanha Nacional focará no respeito às seis horas e sistema de ponto
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São Paulo – O Comando Nacional dos Bancários e os representantes da Caixa Federal realizam a terceira rodada de negociação das reivindicações específicas da Campanha Nacional nesta quinta 23. As questões relativas à jornada de trabalho de seis horas para todos os empregados e o sistema de ponto eletrônico (Sipon) serão os temas em debate.

O respeito à jornada de trabalho é uma das principais reclamações da categoria, que, com cada vez mais frequência, tem realizado horas extras. “Tem trabalhadore que está fazendo cerca de 10 a 12 horas diárias”, explica Jackeline Machado, diretora da Fetec-CUT/SP e integrante do Comissão de Empresa dos Empregados (CEE), que negocia com a direção da Caixa.

Ela avalia que a demanda no banco aumentou muito nos últimos meses. Por isso, defende que sejam chamados aqueles que já passaram no concurso público para que o banco consiga atender a população com qualidade e sem sobrecarregar o trabalhador. “A convocação de mais empregados é essencial para melhorar as condições de trabalho. Os bancários estão sobrecarregados e estão sendo vítimas de assédio moral e sofrem com a pressão pelo cumprimento de metas abusivas. Situação que vai na contramão do papel social de um banco público.”

Existem agências na região central de São Paulo, segundo a dirigente, em que o cliente espera quase uma hora para ser atendido devido à alta demanda. “Na região das periferias a situação chega a ser pior. Já teve casos de empregados agredidos pelo fato de o cliente não entender que são poucos à disposição e que a demanda é muito grande.”

Sipon – O sistema de ponto é uma das formas de avaliar o respeito à jornada, porém, muitas vezes, não corresponde com a realidade, conforme apuração do Sindicato.

“O sistema deveria mostrar a sobrecarga a que estão submetidos os empregados com jornadas extensas, o que está causando cada vez mais adoecimento na categoria”, ressalta a dirigente sindical.

Por isso, além de cobrar na mesa de negociação que o banco coloque em prática o sistema de “login único”, que já foi acordado no passado, o Comando Nacional dos Bancários exigirá o fim do banco de horas – que não está previsto em acordo coletivo - e o pagamento de pelo menos 50% das horas extras.

Até agora, as duas primeiras rodadas das negociações das reivindicações específicas dos empregados da Caixa, realizadas nos dias 10 e 17 de agosto, foram frustrantes para o Comando. “Esperamos que nessa terceira rodada de negociação o banco respeite as reivindicações da categoria aprovadas no 28º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal.”

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Redação 22/8/2012

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