Pular para o conteúdo principal

Saúde Caixa atende reivindicação dos empregados

Linha fina
Entidade lança programa de reembolso de cerca de 50 remédios de uso contínuo para patologias especiais
Imagem Destaque

São Paulo – Uma das mais antigas reivindicações doe empregados para a ampliação dos serviços do Saúde Caixa foi atendida. Desde 13 de agosto, a entidade passou a incluir na lista de coberturas o custeio de medicamentos de uso continuo para patologias especiais.

A informação consta de ofício do Saúde Caixa enviado à Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef).

A medida é destinada aos aposentados, especialmente, fazendo parte do programa aproximadamente 50 medicamentos. A inclusão de novos fármacos será feita de forma gradual, de acordo com a conclusão de estudos em andamento.

No ofício à Fenacef, a Gerência Nacional de Plano de Saúde e Ambiência Corporativa esclarece que os percentuais de reembolso serão de 50%, 80% e 100%, respectivamente, com base na patologia indicada no relatório médico. O limite anual de reembolso está estimado em R$ 4.800, descolado, portanto, do teto de co-participação de despesa médica, exceto para neoplasia maligna (câncer), que não tem restrição anual.

Terão direito ao reembolso os beneficiários cadastrados no programa e cujas doenças constem na lista de cobertura de medicamentos do Saúde Caixa. É preciso, no entanto, que o empregado demonstre interesse em participar do programa, encaminhando relatório médico para a Gipes que comprove o problema e a necessidade da medicação especial de uso contínuo a fim de cadastramento no aplicativo.

No caso dos aposentados, a solicitação de reembolso e o recibo ou nota fiscal deverão ser encaminhados para a Cepes, que se encarregará de analisar de acordo com as regras definidas pelo Saúde Caixa, cadastrando em seguida no aplicativo. Caberá à Cepes deferir ou indeferir o pedido de reembolso.

Os empregados ativos, ao solicitar o reembolso, devem acessar o AutoSC, a partir de 27 de agosto, e clicar no link "Reembolso - Pedido". Se o beneficiário estiver inscrito no programa, o sistema permitirá o cadastramento do processo de reembolso de medicamentos.

“Esse reembolso é uma das mais antigas reivindicações do movimento sindical. Uma medida que beneficiará milhares de empregados”, afirma a integrante da Comissão Executiva dos Empregados Jackeline Machado.

Negociação – Os representantes dos empregados e da Caixa realizam a segunda rodada específica na sexta 17. Além do Saúde Caixa, serão abordadas questões como saúde do bancário e condições de trabalho.

> Saúde e condições de trabalho na mesa com a Caixa

Entre as reivindicações estão ampliação dos serviços do Saúde Caixa, melhora da rede credenciada, criação de programa de fornecimento de medicamentos com preços diferenciados e otimização da gestão do plano. Para melhorar as condições de trabalho uma das principais exigências é que a empresa agilize as contratações para que o número de empregados da instituição financeira totalize 100 mil já neste ano.


Redação, com informações da Fenae 16/8/2012

seja socio