Pular para o conteúdo principal

Segurança e Funcef na negociação com a Caixa

Linha fina
Após divulgação do lucro de R$ 3,1 bilhões, debates das questões específicas serão retomados dia 19
Imagem Destaque

São Paulo - O Comando Nacional dos Bancários e a direção da Caixa Federal darão continuidade aos debates da pauta específica para a renovação do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), dentro da Campanha 2013. A segunda rodada abordará segurança bancária e o fundo de pensão Funcef e será na segunda 19, em Brasília.

> Caixa tem lucro de R$ 3,1 bilhões no semestre

Para melhorar a proteção de empregados e usuários, os dirigentes sindicais reivindicam que a Caixa retome a implantação do modelo “Agência Segura” que, entre outras medidas prevê a instalação da porta de segurança antes do autoatendimento, e que a abertura da unidade ocorra apenas com o total cumprimento do plano de segurança homologado pela Polícia Federal. Outra exigência é a elevação do valor de indenização por assalto/sinistro para o equivalente a 100 salários mínimos calculados pelo Dieese.

Para a Funcef está sendo reivindicado novamente o fim do voto de Minerva nas instâncias da entidade, além do reconhecimento pela Caixa do CTVA (Complemento Temporário Variável de Ajuste) como verba salarial a quem não tem o Reg/Replan saldado para fins de aporte financeiro ao fundo de pensão. Outra exigência é que os trabalhadores que não saldaram o Reg/Replan possam migrar para o PCS 2008 (Plano de Cargos e Salários) e ao PFG 2010 (Plano de Funções Gratificadas).

“Nossa expectativa é que a Caixa mude de postura e passe a responder às propostas dos trabalhadores. Na primeira negociação os representantes do banco se limitaram a ouvir nossos pleitos sem responder concretamente as nossas propostas”, afirma Dionísio Reis, integrante da Comissão Executiva dos Empregados.

> Negociações com a Caixa começam sem avanços

Protesto em todo o país - Os bancários realizam Dia Nacional de Luta na quinta 22 conforme aprovado durante o 29º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal). Na capital haverá manifestações nos locais de trabalho com convocação para a passeata da categoria cuja concentração começa às 18h em frente à sede do Sindicato – Rua São Bento, 413, Martinelli.


Redação, com informações da Fenae - 16/8/2013

seja socio