Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Nutrição

Os benefícios dos alimentos integrais

Linha fina
Inclusão na dieta cotidiana pode ajudar a evitar o desenvolvimento de doenças, afirma nutricionista Daniela Olivetti
Imagem Destaque
Foto: Knut Pettersen / Freeimages

São Paulo – Um dia a dia saudável começa pela alimentação. E a escolha dos alimentos é um ponto fundamental neste sentido. Uma boa iniciativa é a inclusão de produtos integrais na dieta. 

A nutricionista Daniela Olivetti, da clínica Egolife, explica que alimentos integrais são aqueles que não passam por nenhum processo de refinamento, conservando, assim, todas as vitaminas e minerais – e ainda são ricos em fibras. Por conta disso, contribuem para evitar uma série de doenças. 

“Indivíduos que consomem fibras nas recomendações adequadas apresentam menores riscos para desenvolvimento de doença coronariana, hipertensão, obesidade, diabetes e câncer de colón. Além, de auxiliar na redução dos níveis séricos de colesterol, melhora da glicemia em pacientes diabéticos e redução de peso corporal”, explica Daniela. 

Dentre os alimentos que trazem tais benefícios, a nutricionista cita arroz integral, aveia, trigo e linhaça. Daniela esclarece que há, também, outras fontes de fibra às quais também se pode recorrer.

“As fibras são classificadas como solúveis, encontradas na aveia, beterraba, maçã, cenoura, ervilha, dentre outros; e fibras insolúveis, encontradas no pão integral, farelo de trigo, milho, verduras folhosas, feijão, cascas de frutas, abóbora”, lista. 

Por outro lado, apesar dos benefícios dos alimentos integrais, o consumo em demasia pode causar desconfortos digestivos, como inchaço abdominal, gases e alteração no trânsito intestinal. Por isso, Daniela recomenda que sempre se procure um nutricionista para obter recomendações profissionais de acordo com as necessidades de cada um. 

Convênio – A clínica Egolife oferece 20% de desconto para bancários sindicalizados nas consultas de nutrição e outros serviços. Para agendamentos, basta entrar em contato pelo 5181-5024 ou pelo 5181-5439. Se você não é sindicalizado, faça já sua sindicalização! 

A Egolife fica na Rua Vitorino de Morais, 156, Chácara Santo Antônio. 

seja socio