Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Bancário Solidário

Sindicato leva doações de bancários à Terra Indígena Tenondé Porã

Imagem Destaque
Imagem mostra doações de bancários à comunidade indígena Tekoa Tapemirim/Barragem, na Terra Indígena Tenondé Porã

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, cumprindo seu papel de sindicato cidadão, levou mais uma vez doações de bancários da sua base territorial à comunidade indígena Tekoa Tapemirim/Barragem, na Terra Indígena Tenondé Porã (Povos Indígenas Guarani mbya da Barragem), em Parelheiros, no extremo sul da capital de São Paulo.

>Luta dos povos originários de São Paulo pela demarcação marca Samba no Café

Os dirigentes e funcionários do Sindicato foram recebidos pela líder comunitária e funcionária da entidade Sônia Estela, a Fumaça.

As caciques recepcionaram os representantes do Sindicato e mostraram sua casa de orações, os instrumentos musicais que tocam e os projetos para a comunidade. Relataram a importância de manter suas origens por meio da preservação da cultura, da música e da língua guarani. E contaram que precisam de violão e de outros instrumentos difíceis de serem construídos manualmente. E evidenciaram um pouco da realidade dos indígenas, que convivem com muita falta de recursos – eles chegam a dar banho com água fria nos filhos diretamente de um cano que capta água corrente.

As lideranças indígenas também agradeceram e ajudaram a recepcionar todas as doações. A comunidade Tapemirim foi uma das 15 da Terra Indígena que receberam parte das doações. Outras duas (comunidades Kalepity e Tenonde Porã ) receberão no decorrer dos dias, pois os locais são de difícil acesso. Ainda faltam outras 12. Por isso as doações são extremamente necessárias.

“Bancários e bancárias de bancos privados, públicos ou digitais, finaciários ou trabalhadores de qualquer outro ramo financeiro, ajude nas doações de alimentos, produtos de higiene, roupas, móveis, produtos para pele, remédios, instrumentos musicais como violões etc. Envolva-se com colegas de sua agência ou departamento com a sua família e amigos e entre em contato com o Sindicato para que possamos levar sua doação a essas comunidades indígenas”, reforça Sandra Regina, diretora do Sindicato e bancária do Bradesco.

“A Regional Osasco do Sindicato ficou muito grata em poder fazer parte desse momento de reflexão e vivência nesse mundo que pouco conhecemos e que muito engrandece nossas lutas e batalhas. O Sindicato agradece a todos os bancários e bancárias que fizeram algumas famílias mais felizes neste momento”, complementa Welington Corrêa, diretor do Sindicato e bancário do Santander.

Doe para a campanha Bancário Solidário

Por meio do site da campanha Bancário Solidário, as doações podem ser feitas de diversas formas: comprando uma cesta básica, que teve o valor reduzido para R$ 55, kits de higiene e material de limpeza, solicitando a entrega na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192 - Sé - CEP: 01020-000) ou levando até lá pessoalmente; diretamente para o projeto Rede Rua; ou diretamente ao projeto do Padre Julio Lancelotti.

Além de fazer doações pelo site da campanha, os bancários interessados em arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, materiais de limpeza e higiene, absorvente íntimos e brinquedos podem solicitar ao Sindicato uma caixa coletora da campanha Bancário Solidário para fazer a arrecadação em seu local de trabalho e, posteriormente, o Sindicato providencia a retirada das doações.

Para solicitar a caixa de arrecadação ou retirada de doações, o bancário pode entrar em contato com o Sindicato por meio da Central de Atendimento remota, pelo (11) 3188-5200, via chate-mail e WhatsApp, canais que funcionam das 9h às 18h.

seja socio