Pular para o conteúdo principal
Chapéu
STF decide hoje

Terceirização não é modernização, é trabalho precário

Linha fina
Impactos da terceirização desmentem argumentos dos ministros do STF que estão votando a favor da ampliação desta forma de intermediação de mão de obra alegando que “não há como conter a modernização”
Imagem Destaque
Foto: Reprodução/CUT

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrará o julgamento sobre a constitucionalidade da terceirização irrestrita, na quarta-feira 29. Até agora, argumentação dos ministros que votaram a favor é a de que não há como conter a modernização das relações de trabalho e deixar de gerar empregos com leis antigas.

A reportagem é do Portal CUT.

Quando o julgamento foi interrompido na quinta-feira 23, o placar era de 4 a 3 a favor da ampliação da terceirização para as atividades fim das empresas. Já haviam votado a favor os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Votaram contra, até agora, os ministros Edson Fachin, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski.

Em artigo publicado, nesta terça-feira, no Jornal GGN, a técnica da Subseção do Dieese da CUT, Adriana Marcolino, desmente os argumentos dos ministros do Supremo. Segundo ela, “os manuais de administração que ‘ensinam’ como aplicar a terceirização destacam os ganhos de produtividade e qualidade e passam uma visão idealizada (ou de classe?) desse processo, bem distinta do processo real”.

“Na prática”, diz Adriana, “os ganhos advindos com a terceirização são decorrentes da redução do custo do trabalho com a piora generalizada das condições, das relações de trabalho e da vida dos trabalhadores”.

Leia a íntegra do artigo aqui.

seja socio