Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Em Brasília

Lançada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua

Linha fina
Semana em Brasília de atividades em alusão ao Dia de Luta das Pessoas em Situação de Rua, entre elas a primeira marcha nacional, deu visibilidade à luta por ações governamentais efetivas para superar situações de vulnerabilidade
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Foi lançada nesta quarta-feira 21, em Brasília, na Câmara Federal, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua. O lançamento faz parte de uma série de atividades esta semana realizadas na capital federal e alusivas ao Dia de Luta das Pessoas em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto. Entre elas está a 1ª Marcha Nacional das Pessoas em Situação de Rua e uma audiência pública também na Câmara nesta quinta-feira 22 para debater políticas públicas.  

“Os eventos da semana foram muito positivos, principalmente o do lançamento da frente parlamentar, que estará cuidando das propostas e dos projetos da rua, e a audiência pública, que foi importante para a instituição do Dia Nacional de Luta das Pessoas em Situação de Rua. Estamos agora instrumentalizados legalmente com a frente e poderemos debater nossas propostas. Tivemos aqui a presença de pessoas de treze estados da federação e encontramos algumas dificuldades em Brasília para todos terem onde ficar, mas tivemos a ajuda de parceiros, como a CUT, o Sindicato dos Bancários nessa luta”, enfatiza Darcy Costa, um dos representantes do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua.

Dionisio Reis, diretor de relações sociais do Sindicato, que participou das atividades em Brasília, diz que este é um momento histórico para a população em situação de rua. "A moradia é um direito fundamental, que infelizmente é negado a milhares de famílias brasileiras, situação agravada nos últimos anos pelo desmonte de politicas publicas de habitação e de assistência social. E quem mais sofre com a ausência do Estado é a população de rua, principalmente as mulheres e população LBGT. Neste sentido, ocupar as ruas de Brasília e o Parlamento na luta por políticas públicas e direitos ceifados pelo Estado é histórico”, acrescenta o dirigente.  

A coordenadora da frente parlamentar, deputada Erica Kokay (PT-DF), ao falar na abertura da audiência pública, ocorrida no auditório Nereu Ramos, enfatizou o intuito do grupo, que é dar visibilidade e lutar por ações governamentais efetivas para a superação da situação de rua.

“Lutar parece com não morrer. É igual a não se esquecer que a vida é que tem razão”, disse a parlamentar, na abertura da audiência (fazendo uma alusão à letra do compositor cearense Ednardo).

Marcha

Na quarta-feira, Brasília foi palco da 1ª Marcha Nacional das Pessoas em Situação de Rua, que reuniu movimentos sociais de todo o país na luta por direitos à moradia, à saúde e ao transporte, entre outros, e por políticas públicas que diminuam a violência, a criminalização e a vulnerabilidade de pessoas em situação de rua.

“Estamos aqui em Brasília há dez dias, felizes e com a sensação de missão cumprida. Colhemos assinaturas de pessoas em situação de rua de todo o país para a criação da frente parlamentar, um movimento forte para que tenhamos visibilidade. Na marcha de ontem [quarta-feira], muitos guerreiros, com seus filhos, saíram dos seus estados para dizer ao governo Bolsonaro que não iremos aceitar o desmonte dos direitos, a violência que está aumentando contra nós e a criminalização da população de rua. Diante de uma conjuntura de retrocessos com a retirada de direitos, reforma da Previdência, reforma trabalhista e aumento do desemprego, há um número cada vez maior de pessoas nas ruas. Temos de aproveitar para lutar e ter visibilidade”,  enfatiza Leonildo Monteiro, do Movimento Nacional População de Rua (MNPR).

seja socio