Pular para o conteúdo principal

Sindicato e Apcef inauguram campanha em defesa do Saúde Caixa

Linha fina
Mesmo impedidos pela direção da Caixa, dirigentes sindicais marcaram presença na cerimônia de integração dos empregados convocados pelo banco após determinação da Justiça; cenário de desmonte da empresa pública e os ataques ao plano de autogestão foram explicados aos novos colegas 
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

O movimento sindical deflagrou Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa e para cobrar a cobertura do convênio médico a todos os empregados do banco público.  Os atos inauguraram a campanha em defesa do plano de autogestão dos bancários da empresa pública e, em São Paulo, foram realizados na Gipes.  

> Assine o boletim eletrônico com notícias específicas da Caixa
> Quer saber mais sobre o Saúde Caixa?

A defesa do Saúde Caixa, bem como a sua universalização para todos os empregados, foram resoluções do 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa.

Está agendada para o dia 27 de agosto uma reunião entre representantes dos trabalhadores e do banco na qual será cobrada que o Saúde Caixa seja garantido para todos os empregados, inclusive os que estão entrando no banco e os que serão contratados no futuro.

“O Saúde Caixa é um direito conquistado após muita luta e que está garantido no Acordo Coletivo de Trabalho [ACT] dos empregados da Caixa. Contudo está sob grave ameaça devido à CGPAR 23, que inviabiliza os planos de autogestão, e pelo estatuto vigente da Caixa, que impõe limites de custeio do Saúde Caixa pelo banco”, afirma Francisco Pugliesi, dirigente sindical e empregado da Caixa, conhecido como Chico.

Ameaças ao Saúde Caixa

Dentre outros pontos prejudiciais da resolução 23 da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União) estão a exclusão dos aposentados da cobertura dos planos de saúde, a cobrança de mensalidade para cada integrante da família e a limitação da cobertura somente aos filhos até 24 anos que estejam cursando 3º grau.   

> Projeto de lei suspende a resolução 23 da CGPAR; vote na enquete

O novo estatuto da instituição determina que a participação da Caixa no custeio do Saúde Caixa será limitado ao percentual de 6,5% das folhas de pagamento de trabalhadores da ativa e aposentados. 

Além disso, a Caixa não estenderá a cobertura do Saúde Caixa para os novos empregados do banco público. A Gipes São Paulo enviou aos empregados que estavam sendo chamados um aviso que não teriam plano de Saúde.

> Falta estrutura nas agências da Caixa para receber PCDs contratados

“Nosso ACT garante assistência a Saúde de novos empregados. É nós lutamos pelo Saúde Caixa pra todos, inclusive os PCDs [pessoas com deficiência] que estão sendo contratados por uma obrigatoriedade da Justiça, e não por uma bondade da atual direção, como chegou a ser propagandeado, pois a Caixa sequer cumpria a exigência de manter o mínimo de 5% de trabalhadores com deficiência em seu quadro de empregados”, afirma Chico. 

Caixa, reuniões no Saguão, não!

O Dia Nacional de Luta foi realizado na quarta-feira 14, em ocasião da integração de 18 trabalhadores com deficiência aprovados no concurso público de 2014. Eles foram convocados após uma exigência da Justiça.  

A integração é uma espécie de cerimônia que marca a convocação dos novos empregados.  Nas integrações passadas, a Caixa sempre permitiu que dirigentes do Sindicato e da Apcef apresentassem a atuação das entidades. Desta vez, eles foram impedidos.

“Era pra ser uma reunião avalizada, na sala de Integração. As representações das entidades devem ter livre acesso a todos empregados. Um direito garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho e pelo ACT. Mas a desastrosa, desumana e autoritária direção de Pedro Guimarães não permitiu. Um desrespeito total, mas nós fizemos a reunião com os novos empregados no saguão da Gipes. Explicamos nossa atuação e também a situação atual pela qual o banco enfrenta, bem como o Saúde Caixa”, ressalta Chico. 

“A gestão atual do banco está convocando esses PCDs aprovados no concurso de 2014, quando a Caixa tinha 101 mil trabalhadores. Estão sendo convocados por uma obrigação da Justiça em meio ao desmonte dessa empresa pública fundamental para a soberania nacional que agora conta com menos de 90 mil empregados e cuja sua direção está entregando ativos valiosos, como as loterias. E, se não bastasse isso, esses trabalhadores novos terão negados o direito ao Saúde Caixa. Este é o cenário contra o qual estamos lutando e que explicamos para os novos trabalhadores. É uma luta que deve ser de todos os empregados contra essa realidade que afeta a todos, sem exceção”, afirma o dirigente. 

seja socio