Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Basta! Não Irão nos Calar

Contraf-CUT lança projeto de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher

Imagem Destaque

A Contraf-CUT lançou, nesta terça-feira 17, o projeto Basta! Não Irão nos calar a nível nacional. com o objetivo de capacitar todos os sindicatos filiados a terem seu próprio canal de denúncia e conseguir atender vítimas de violência doméstica e familiar.

O projeto foi inspirado no modelo criado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que, desde sua criação, em 2019, já atendeu 162 vítimas, bancários e não-bancários nos três módulos: violência doméstica, racismo e o mais recente, LGBTfobia.

O projeto a nível nacional terá cinco fases. A primeira será definir o modelo de atendimento; a segunda, o protocolo de atendimento e segurança às vítimas; a terceira, a formação da equipe responsável pelos atendimentos; a quarta será uma articulação com a Rede de Atendimento disponível em cada região para o enfrentamento da violência. E, na última fase, acompanhamento, protocolo de atendimento e segurança para a vítima.

A advogada e coordenadora do projeto no Sindicato de São Paulo, Phamela Godoy, explica que o projeto não vai atender diretamente a vítima, mas sim auxiliar cada sindicato.

“Nós não vamos fazer o atendimento direto das mulheres, vamos ajudar os Sindicatos a criarem estruturas para isso. Vamos dar assessoria para que cada sindicato filiado à Contraf-CUT ou filiado às federações vinculadas à Contraf-CUT, criem canais de atendimento para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, como fazemos aqui em São Paulo”, diz.

Além do Sindicato de São Paulo, já tem esse projeto em funcionamento e inspirado em São Paulo, os sindicatos de Piracicaba, Campinas e região e, mais recentemente, o de Brasília.

seja socio