Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Ataque à democracia

Economista do Santander divulga relatório em defesa do golpe contra Lula

Imagem Destaque

Em mais um lamentável episódio do banco Santander, um relatório assinado pelo economista Victor Candido defende um golpe para evitar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.

O relatório intitulado “Sobre vários tipos de golpe”, o economista ameaça dizendo: “Ele (Lula) era inelegível até outro dia, por exemplo, pode voltar a sê-lo”. As declarações constam em um texto de acordo com reportagem do jornalista Andy Robinson, no site Ctxt, e teriam sido publicadas com a autorização do banco espanhol, e enviado a clientes e operadores financeiros do Santander.

“A conduta do banco Santander não pode ser admitida em um país democrático. É inaceitável a incitação de um golpe por uma empresa que lucra bilhões no país. O banco espanhol perpetua modelos abusivos, antidemocráticos e economicamente devastadores, com práticas antissindicais em diversos países, principalmente no Brasil. Exigimos respeito e esperamos que o banco venha a público e esclareça o episódio. Os bancos são uma concessão pública e é importante que as instituições financeiras, responsáveis por cuidar do dinheiro da população, sejam um instrumento para o desenvolvimento, com respeito ao Estado Democrático de Direito.”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região

#SantanderGolpista

A nota do economista do Santander gerou reação nas redes sociais. No Twitter, a hashtag #SantanderGolpista figurou nos Trending Topics durante a maior parte da manhã desta sexta-feira 13.

https://twitter.com/seguezaqueu/status/1426017687352795139


Reincidência

Declarações de executivos do Santander que desrespeitam trabalhadores e modelos econômicos se tornaram frequentes. Em 2014, o Santander enviou a seus clientes de alta renda uma análise em que sugeria que um cenário de reeleição da presidente Dilma Rousseff iria “deteriorar o desempenho da economia brasileira”.

“Após inúmeros ataques aos trabalhadores e desrespeito de seus dirigentes ao país em que lucra bilhões, é fundamental que a instituição se posicione oficialmente em defesa da democracia, pilar básico de uma sociedade civilizada.”

Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander

No segundo trimestre de 2021, o Banco Santander obteve lucro líquido gerencial de R$ 4,171 bilhões, maior patamar histórico, com alta de 98,4% em relação ao mesmo período de 2020 e de 5,4% no trimestre. O lucro obtido na unidade brasileira do banco representou 22,5% do lucro global, apesar da grave crise social, de saúde e econômica no país.

Ao ser questionado, o Santander informa que Victor Cândido se trata de um consultor sem vínculo com o banco.

Após a publicação desta matéria, o Santander enviou uma nota ao Sindicato. Clique aqui para ler na íntegra.

seja socio