Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Mobilize-se

Santander: contra a terceirização, trabalhador de tecnologia deve responder consulta do Sindicato

Imagem Destaque
Imagem de uma pessoa digitando

O Santander anunciou recentemente mudanças na sua área de tecnologia (GD). Os trabalhadores da área serão alocados em uma nova empresa do Grupo Econômico do Santander chamada F1RST, que também receberá os funcionários da STI. Estes trabalhadores continuarão exercendo as mesmas funções, entretanto, no caso dos que hoje são bancários, contratados diretamente pelo Santander, terão alterada a sua representação sindical, sendo excluídos da categoria bancária e da abrangência de sua Convenção Coletiva de Trabalho, resultando na redução da sua remuneração total e no corte de inúmeros direitos.

Acesse a página especial sobre a terceirização da área de tecnologia do Santander e some forças na luta para ser bancário

“Avaliamos que esta mudança, se confirmada a alteração da representação dos trabalhadores, trata-se de uma prática antissindical do Santander, com o único objetivo de reduzir direitos. Enviamos ofício (CLIQUE AQUI para ler na íntegra) ao banco relatando a ampla insatisfação dos trabalhadores, com os quais realizamos reunião virtual e estamos em constante contato, e cobramos que o Santander abra negociação sobre o tema com a máxima urgência”, diz a dirigente do Sindicato e bancária do Santander Ana Marta Lima. 

“A única mudança será de enquadramento sindical, já que as atividades serão absolutamente idênticas, direcionadas às empresas do mesmo grupo, tal como ocorre atualmente (…) Neste contexto resta evidente a falta de justo motivo para a modificação pretendida, que tem como objetivo claro reduzir os direitos dos empregados com o enquadramento em outra categoria que não a bancária, que por sua combatividade ao longo dos mais de 30(trinta) últimos anos tem conquistado direitos, além dos previstos na legislação, tais como PLR, Vale Refeição e Vale Alimentação, Vale Transporte com redução do percentual de participação do trabalhador, abonos, estabilidades provisórias, bem como atingir a organização e capacidade de mobilização dos trabalhadores. Por fim, a efetivação da transferência poderá ensejar a aplicação da multa prevista na sentença proferida nos autos da ação que versa sobre a prática antissindical”, destaca o ofício enviado ao Santander. 

Para organizar a luta contra a terceirização da área de tecnologia do Santander, o Sindicato está realizando uma consulta junto aos trabalhadores. 

CLIQUE AQUI e participe da consulta do Sindicato. O sigilo é garantido 

“É fundamental a participação de todos os trabalhadores da área de tecnologia, bancários e também terceirizados. As informações repassadas através da consulta são de grande importância para que o Sindicato faça a defesa dos direitos destes funcionários e também para municiar a entidade de dados para a negociação com o banco. Juntos somos mais fortes”, conclama a dirigente do Sindicato. 

seja socio

Arquivos anexos