Pular para o conteúdo principal

Em reunião, Sindicato e Banco Pan debatem condições de trabalho

Imagem Destaque
Ilustração remetendo a uma reunião

Dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região estiveram reunidos na última quinta-feira 4 com representantes do Banco Pan. Os representantes dos trabalhadores levaram para o debate problemas como a suspeita de contaminação de água no prédio da Avenida Paulista; demissões; e extrapolação de jornada; além de abordarem temas como o programa próprio de remuneração do banco (PPR) e acesso dos dirigentes sindicais aos locais de trabalho.

“Avaliamos a reunião como positiva no sentido de estabelecer o diálogo com o banco e buscar soluções para questões de interesse dos trabalhadores. Alguns pontos já foram esclarecidos e encaminhados. Já outros serão tratados em novas reuniões” 

Jair Alves, dirigente sindical

Qualidade da água

Na reunião, o Banco Pan esclareceu que a contaminação da água no prédio da Avenida Paulista não está nos seus locais de trabalho, sendo um problema identificado no térreo e sobreloja do edifício. Os representantes do banco informaram que foram feitos dois testes para eliminar a hipótese de contaminação da água nas suas dependências, um contratado pelo prédio e outro pelo próprio banco, e ambos deram negativo. Os resultados foram apresentados aos dirigentes do Sindicato. 

Acesso dos dirigentes sindicais

Sobre o acesso de dirigentes sindicais aos locais de trabalho, ficou acordado que os mesmos terão acesso uma vez por mês aos prédios da Avenida Paulista e Burity, nas proximidades do metrô São Judas, de forma que possam fazer o trabalho sindical no local, dialogando com os trabalhadores e recebendo suas demandas. 

Demissões e jornadas excessivas 

Já em relação a cobrança do Sindicato quanto as demissões em plena Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2022 (campanha salarial), os representantes do banco afirmaram que ocorreram situações pontuais, motivadas por baixa performance, e que muitos empregados, principalmente da área de Tecnologia da Informação (TI), pediram desligamento da empresa. O Sindicato cobrou que o banco interrompa as demissões até a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. 

Quanto as denúncias de jornadas excessivas, principalmente na área de crédito consignado, os representantes do Pan negaram o problema e se dispuseram a apresentar os registros eletrônicos de ponto na próxima reunião, agendada para sexta-feira 12. 

Calendário de negociações 

Nesta próxima reunião, na sexta 12, será definido um calendário de negociações entre o Sindicato e o Banco Pan, no qual serão abordados temas como cláusulas sociais (Cipa, mobília, enquadramento, entre outras); discussão e renovação do Programa Próprio de Remuneração (PPR); teletrabalho; sistema alternativo de controle de jornada de trabalho; entre outras.

Denuncie 

Os bancários que identificarem problemas nas relações de trabalho no Banco Pan, sejam eles relacionados com demissões, extrapolação de jornada, condições inadequadas nos locais de trabalho, ou qualquer outra questão, devem entrar em contato com o Sindicato por meio do chat, solicitação via formulário, ou whatsapp. O sigilo é garantido.

seja socio