São Paulo – Um assalto numa agência do Bradesco na Ponte Rasa, zona leste da capital, gerou pânico entre clientes e bancários na tarde da quinta-feira 12. Oito assaltantes renderam seguranças, bancários e clientes. Representantes do Sindicato estavam no local no momento do crime fazendo chamada para assembleia que ocorreria no mesmo dia. A agência encerrou o expediente após a ocorrência.
Há relatos de três disparos durante o assalto, provavelmente após um policial à paisana reagir. Ninguém ficou ferido. Dois assaltantes recolheram o dinheiro de dois caixas. Um cliente foi rendido com uma “gravata”.
A gerência regional do Bradesco enviou um psicólogo à agência, mas não houve abertura de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O Bradesco só abre CAT quando há agressão física.
Importância da CAT – O Sindicato exige que os bancos emitam CAT para todos os assaltos, pois a situação de extrema tensão à qual o trabalhador é submetido pode gerar transtornos psicológicos no futuro, como o stress pós-traumático.
A secretária de Saúde do Sindicato, Marta Soares, ressalta que o exato preenchimento do formulário da CAT é essencial para proteger o bancário. “Tendo em vista as informações nele contidas, não apenas do ponto de vista previdenciário, estatístico e epidemiológico, mas também trabalhista e social”, explica. “A lei estabelece multa para o não cumprimento dessa regra. No entanto, não regulamenta a aplicação e empresas em geral não abrem a CAT justamente para dificultar a concessão dos benefícios acidentários no INSS, o que eleva o Fator Acidentário das empresas. E aí a origem das subnotificações”.
Os bancários devem solicitar que o banco cumpra a lei. O Sindicato está à disposição dos trabalhadores que tiverem dificuldades no processo de emissão da CAT. Se não houver resposta da empresa no prazo estipulado, o bancário pode retornar ao Sindicato com o relatório médico contendo a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), documentos pessoais e faz-se a emissão da CAT. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (11) 3188-5200
Redação – 13/9/2013
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Banco disponibilizou psicólogo e fechou agência, mas não emitiu Comunicação de Acidente de Trabalho
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