Pular para o conteúdo principal

Avenida Liberdade terá faixa para pedestres

Linha fina
Medida é projeto-piloto da Companhia de Engenharia de Tráfego; batizada de faixa verde, via será sinalizada com pintura antiderrapante
Imagem Destaque
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo começou a instalar uma faixa exclusiva para pedestres na Avenida da Liberdade, bairro da região central de São Paulo. O projeto-piloto da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) será implementado entre as ruas São Joaquim e dos Estudantes, sentido centro, tornando-se uma extensão da calçada por 750 metros.

A Avenida da Liberdade, de acordo com a CET, possui um fluxo de cerca de 5.500 pedestres por hora, principalmente nas proximidades da estação São Joaquim do Metrô. Além disso, a via possui grande concentração de faculdades e hospitais.

"O corredor Vergueiro é utilizado por milhares de estudantes que frequentam a universidade naquele local. A partir de determinada hora do dia, aquilo fica extremamente perigoso e eles reivindicaram que nós fizéssemos uma intervenção. Hoje os alunos estão na rua, no viário”, explica o prefeito Fernando Haddad.

A faixa exclusiva para pedestres possui 1,5 metro de largura e receberá pintura antiderrapante, além de elementos de sinalização como segregadores, balizadores e tachas refletivas. De acordo com a prefeitura, ao longo do novo passeio será proibido estacionar em tempo integral e, nos quatro pontos de ônibus existentes no trecho, as calçadas serão alargadas para que os coletivos façam a parada na sua própria faixa, sem precisar avançar sobre a faixa verde.

Segundo a CET, mesmo com a intervenção, a capacidade viária da Avenida Liberdade será mantida por meio da readequação das faixas de tráfego com a utilização de uma técnica de engenharia conhecida pela sigla MULV (Máxima Utilização do Leito Viário).

Mobilidade – A implantação da faixa verde como projeto-piloto na Avenida Liberdade vai ao encontro da atual política de mobilidade urbana implementada em São Paulo, na qual se inverte a lógica de priorizar o transporte individual motorizado para contemplar e integrar também pedestres, ciclistas e o transporte coletivo.

Nesse sentido, a prefeitura promove, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana da Mobilidade 2015. O evento visa estimular o debate sobre as formas de locomoção na capital paulista por meio de passeios ciclísticos, corridas de rua, atividades lúdicas e audiências públicas (clique aqui e conheça a programação) 
 

Redação – 16/9/2015
seja socio