Pular para o conteúdo principal

Ranking de escolas pelo Enem não é bom serviço

Linha fina
"Não levem [o ranking] a ferro e fogo", disse Janine Ribeiro, ministro da Educação, no <i>Brasilianas.Org</i>
Imagem Destaque
Brasília – O ministro da Educação, Renato Janine, disse que um ranking feito com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelas escolas não é um bom serviço ao público. "Não levem [o ranking] a ferro e fogo", aconselhou, em entrevista ao jornalista Luiz Nassif, no programa Brasilianas.Org, da TV Brasil, na segunda 31.

Todos os anos, escolas privadas fazem um ranking baseado na nota que cada instituição teve no Enem. Muitas fazem anúncios publicitários com sua posição na lista, para se colocarem como as melhores do mercado. Janine disse que algumas escolas pequenas podem ter notas muito altas, mas elas excluem a maioria dos estudantes tanto pelos preços,quanto pela seleção de novos alunos.

O ministro também sustentou que as escolas devem ser inclusivas. "Isso é muito importante para que as pessoas tenham a visão de que o mundo é complexo", argumentou, complementando que escolas muito pequenas tendem a ter pessoas muito parecidas e que isso prejudica a visão de mundo dos estudantes.

Janine também falou sobre a Base Curricular Nacional comum (BCN), instrumento que está sendo desenvolvido pelo MEC para ajudar na gestão pedagógica de professores e escolas de norte a sul do país. Através da BCN, disse o ministro, o governo quer estabelecer uma base curricular mínima para garantir um sistema de ensino básico e fundamental mais uniforme no país. O MEC pretende fixar um mínimo de 60% de conteúdo em escala nacional, enquanto que 40% do método de ensino ficará a cargo das políticas públicas de cada estado e município.

Atualmente, cada estado e município tem o seu próprio método de ensino. "Por conta disso acabamos sem ter padrões mínimos do que em cada ano de curso o aluno deve estudar. Por exemplo na matemática, quando você deve aprender equação de segundo grau? História, com que tipo de formação em história o aluno deve sair do ensino fundamental? Então a Base Comum é a ideia de você ter um currículo que atenda determinados requisitos para o país todo", afirmou.

WorldSkills - Outro destaque feito pelo ministro no programa da TV Brasil é que, neste mês, o Brasil foi campeão na WorldSkills Competition. Das 27 medalhas brasileiras, 25 foram ganhas por estudantes com formação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), incluídos os 11 jovens que ganharam medalha de ouro.

A WorldSkills é maior competição de educação profissional do mundo. A delegação brasileira ficou à frente de Coreia do Sul e Taiwan, países considerados excelência no setor.
 
Rede Brasil Atual, com reportagens da Agência Brasil e do portal Brasilianas.Org - 1º/9/2015
seja socio