São Paulo – Diante do silêncio da Caixa, o Sindicato, a Contraf-CUT e o Comando Nacional dos Bancários enviaram carta ao presidente do banco, Gilberto Occhi, na quinta-feira 14, cobrando a antecipação da primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados. O Sindicato já havia enviado cartas a todos os bancos, reivindicando que o crédito da PLR fosse feito antes do prazo estabelecido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, que é 30 de setembro.
Bradesco e Losango, Itaú, Santander, Safra e BNB atenderam à solicitação e anteciparão o crédito. O Banco do Brasil já pagou, no primeiro semestre. Mas a Caixa não se manifestou.
“Os trabalhadores da Caixa, além de todo esforço que têm feito diante da saída de muitos colegas e da sobrecarga, também fizeram um trabalho excepcional no pagamento do fundo de garantia, que foi inclusive importante para a economia em face dessa grave recessão pela qual o Brasil está passando. Portanto, os empregados da Caixa exigem o reconhecimento por esse trabalho que têm exercido e a antecipação da PLR é uma forma de recompensar isso”, afirma o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE) e diretor executivo do Sindicato, Dionísio Reis.