Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Torneio

Participe do nosso 1º Campeonato de Xadrez!

Linha fina
Disputa será no dia 5 de outubro, no Café dos Bancários; no vídeo, jogador e ex-dirigente sindical Genésio dos Santos convida os bancários para o evento
Vídeo Youtube

O bancário aposentado do Banco do Brasil Genésio dos Santos, ex-dirigente do Sindicato, convida a categoria para o 1º Campeonato de Xadrez Luiz Gushiken, que será realizado no dia 5 de outubro, no Café dos Bancários. Trata-se de mais uma atividade lúdica promovida pela entidade, com o intuito de reunir diferentes gerações de jogadores de xadrez.

Genésio foi preso em 1980 por agentes da ditadura, durante uma simultânea de xadrez entre bancários e o enxadrista Herbert Carvalho, que seria vice-campeão brasileiro da modalidade naquele mesmo ano. A simultânea tinha o objetivo de arrecadar dinheiro para o fundo de greve dos metalúrgicos do ABC. A ação policial de 1980 também levou para o cárcere o enxadrista e o então vice-presidente do Sindicato, Luiz Gushiken (leia mais abaixo). 

Além de uma competição esportiva, o 1º Campeonato de Xadrez Luiz Gushiken é uma homenagem à liberdade, à democracia e a todos aqueles que lutaram contra arbitrariedades e injustiças. Podem participar bancários e seus dependentes de 1º grau, além de outros trabalhadores integrantes de outras entidades sindicais e associativas. Para participar, basta preencher este formulário.

Assista e compartilhe! E não deixe de se inscrever em nosso canal

Homenagem a Luiz Gushiken

Filho de imigrantes japoneses de Okinawa, Luiz Gushiken nasceu na cidade de Osvaldo Cruz (SP), em 8 de maio de 1950. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve intensa participação política na resistência à ditadura militar, inserindo a luta por liberdades democráticas na pauta das entidades sindicais.

Fez parte do grupo de bancários identificado com os trabalhadores de bancos públicos e privados a partir da greve de 1978, vencendo, no ano seguinte, a eleição do Sindicato dos Bancários de São Paulo na chamada Retomada. Na direção da entidade chegou a ser cassado em duas oportunidades: a primeira em 1980, quando foi preso pela ditadura ao lado de outros três dirigentes, e, posteriormente em 1983, quando a entidade passou por intervenção.

Presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo de 1984 a 1986, organizando greves históricas que trouxeram novos padrões de respeitabilidade e de direitos para a categoria bancária. Foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT), que presidiu nacionalmente entre 1988 e 1990.

Em 13 de setembro de 2013, aos 63 anos, faleceu em consequência de um câncer, contra o qual lutava desde 2002.

 

seja socio