Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Quinta 15

CineB Online faz live com a cineasta Patrícia Lobo, do filme O Palhaço, Deserto

Imagem Destaque
Imagem de divulgação do filme O Palhaço, Deserto

O CineB Online realizará nesta quinta 16, às 19h, uma live com a cineasta paulista Patrícia Lobo, diretora e roteirista do longa-metragem O Palhaço, Deserto, que teve apoio do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A live, que poderá ser assistida no canal de YouTube do CineB Solar, contará ainda com a participação do ator Ailton Rosa; do dirigente do Sindicato e também ator Marcos Amaral; do secretário Cultural do Sindicato, Marcelo Gonçalves; e do coordenador do projeto CineB, Cidálio Vieira

O longa-metragem -  que conta a história o palhaço Cidadão, interpretado por Paulo Jordão, que depois de 47 anos de atividade artística resolve se aposentar e encontra dificuldades de se adaptar a sua nova condição - estreou no circuito nacional em 2 de setembro e recentemente participou da 74ª edição do Festival de Cannes, na mostra “Marché du Film”, evento que tem como propósito aproximar realizadores de exibidores e players do mercado audiovisual mundial. 

“O filme é um registro. É uma memória. É atual e retrata alguns dos pontos discutidos nos últimos 5 anos. Desde alguns retrocessos em relação à Previdência, à precarização dos direitos trabalhistas, à violência contra mulher, o machismo e à especulação imobiliária, sempre por meio de diálogos em situações cotidianas retratando cidadãos comuns” relata Patrícia Lobo. 

“O Palhaço, Deserto” também foi o último filme com a participação do ator André Ceccato, que faleceu no dia 26 de julho deste ano. Ceccato teve participações em diversos filmes do cinema nacional, como Bicho de Sete Cabeças (Lais Bodansky, 2000) e Carandiru (Hector Babenco, 2003).

Dirigente e ator 

Além do apoio constante do Sindicato ao cinema brasileiro independente, a entidade esteve presente no longa-metragem com a participação de Marcos Amaral, que divide a atividade de dirigente sindical bancário com trabalhos como ator no teatro e cinema. 

Ele destaca que o filme aborda temas de interesse dos trabalhadores. “Assuntos como as reformas terríveis, como a da Previdência, inviabilizando o sonho da aposentadoria de muita gente; como a reforma trabalhista, retirando direitos históricos. Fala sobre a especulação imobiliária, sobre o comércio da fé… não da fé essência de “alma”, mas a fé que acaba sendo mercantilizada. São várias questões que a gente vivencia, como, por exemplo, o golpe! O golpe em todos os sentidos” aponta o ator e dirigente do Sindicato.

Poético e político 

Para Cidálio Vieira, coordenador do CineB, o caráter autoral da obra possibilita abordar temas próximos da realidade brasileira. “É um belo filme. Representa nosso país em várias camadas. Poético e diferente, traz uma verdade em sua atuação que emociona em vários momentos. Um filme muito poético e completamente político. Viva o cinema independente, que tem a liberdade de explicitar temas de maneira não muito usuais!” celebra.

“A live é a oportunidade de também debatermos, através da arte, a nossa atual conjuntura política e social, na qual a nossa democracia e os direitos dos trabalhadores e da população em geral estão sob constante ameaça por um governo extremamente autoritário, neoliberal e privatista. O cinema, além de nos proporcionar um momento de lazer, muitas vezes é resistência e uma ferramenta importantíssima de conscientização e mobilização para a luta por um país mais justo, com igualdade e oportunidades para todos”, acrescenta o secretário Cultural do Sindicato, Marcelo Gonçalves. 

Sobre o CineB Solar

Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em parceria com a Brazucah Produções, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 75 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo.

Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventa e preparara novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

seja socio