Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Ameaça

PL 1043, que prevê abertura de agências aos finais de semana, volta a tramitar

Imagem Destaque
PL-1043

O PL 1043/2019, que prevê a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos, voltou a tramitar no Congresso Nacional. Vote NÃO na enquete da Câmara dos Deputados sobre o PL 1043/2019. O projeto de lei, de autoria do deputado David Soares (DEM/SP), teve parecer favorável do relator na Comissão de Defesa dos Consumidores (CDC), o deputado Fabio Ramalho (MDB-MG), e agora está aberto para emendas.

A presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, destaca que essa é mais uma ameaça à jornada da categoria bancária, mas diz que, como tantas outras antes, essa nova tentativa de destruir direitos trabalhistas será combatida. “Os bancários estão mobilizados contra o PL 1043. Com as novas tecnologias, a maior parte dos clientes já é atendida remotamente, inclusive aos sábados e domingos. Além disso, temos proposta de trabalho em dois turnos durante a semana, respeitando a jornada de seis horas. Se aceito pelos bancos, o atendimento ganharia qualidade. O que os bancos precisam é contratar mais funcionários”, diz.

Ivone lembra que a categoria bancária já é uma das que mais adoece por conta do trabalho e da gestão abusiva dos bancos, com pressão por metas e assédio moral. Obrigar os bancários a trabalharem aos sábados e domingos agravaria o problema. “A categoria bancária é uma das que que mais adoece e se afasta do trabalho por conta das metas abusivas, a mudança que precisa ser feita não é no aumento da jornada, mas em melhores condições de trabalho”, ressalta.

Antes do PL 1043, outros projetos de lei também tentaram permitir o funcionamento dos bancos aos finais de semana. Foi o caso do PLS 203/2017 e também das medidas provisórias do governo Bolsonaro: a MP 881/2019 e a MP 905/2019. Mas todos sofreram grande pressão da categoria e foram derrubados.

“O movimento sindical já está articulado para derrubar mais essa tentativa. E é fundamental que os trabalhadores bancários também pressionem os deputados pela não aprovação do PL 1043”, reforça Ivone.

A dirigente orienta os bancários a entrarem no site da Câmara e responderem à enquete sobre o PL 1043, mostrando toda a sua insatisfação em relação à medida.

seja socio