Pular para o conteúdo principal

PLR Caixa 2022: utilize o simulador e saiba quanto vai receber

Imagem Destaque
Imagem de uma calculadora, moedas, acompanhadas do logo da Caixa e um gráfico ascendente,

A antecipação da PLR Caixa 2022 e a PLR Social Caixa 2022 devem ser pagas aos bancários da Caixa Econômica Federal até 30 de setembro. Para você ter uma estimativa de quanto você vai receber na PLR, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, com assessoria do Dieese, preparou um simulador.

Utilize a Calculadora de PLR Bancários 2022:

A PLR Caixa Federal (PLR CEF) é uma conquista dos empregados e seu valor é determinado pelo lucro anual do banco.

O pagamento da PLR Caixa Econômica Federal 2022 será efetuado em duas parcelas, a primeira sendo creditada até 30 de setembro (antecipação), junto com a PLR Social Caixa Federal, também conhecida como PLR Social CEF; a segunda parcela será paga até 31 de março de 2023.

Para saber tudo sobre a PLR Bancários 2022, acesse esta página, que contém todas as informações necessárias para você entender como é feito o cálculo.

PLR Caixa 100% pública

A Caixa Econômica Federal é um banco 100% público com forte atuação social, responsável por administrar o FGTS e programas sociais como o Fies, Prouni, Bolsa Família, Casa Verde Amarela (extinto Minha Casa, Minha Vida) etc. Por ser um banco 100% público, o cálculo da PLR Caixa Econômica Federal 2022 é determinado através de um acordo coletivo próprio.

Assim como ocorre nos bancos privados, o pagamento da PLR Caixa é divido em duas parcelas, sendo a primeira paga até 30 de Setembro de 2021 e a segunda até 1º de março de 2022.

As regras de cálculo da PLR Caixa 2022 são diferentes das regras negociadas com os banco privados.

Diferentemente dos bancos privados, a primeira parcela da PLR CEF 2022 é equivalente a 50% do valor total da PLR.

A PLR CEF é composta por dois módulos, o módulo Fenaban e o módulo Caixa (conhecido também como PLR Social). O módulo Fenaban é formado pela regra "90% do salário + valores fixos", já a PLR Social Caixa é equivalente a 4% do lucro do banco divido para todos os empregados.

Já incide no valor a ser pago como antecipação os reajustes de 8% sobre salários, e de 13% na parcela adicional, conquistados na Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2022 (campanha salarial).

Importante ressaltar que o valor total da PLR Caixa Econômica Federal está limitado a três remunerações base por empregado.

PLR Caixa é conquista dos empregados, junto do Sindicato

A PLR dos bancários é uma conquista importante da categoria – junto do movimento sindical –, que foi a primeira a garantir esse direito em Convenção Coletiva de Trabalho Nacional, em 1995.

Desde então, a PLR passou por muitos ajustes e melhorias, resultando em valores cada vez maiores aos bancários. Nada mais justo, já que são os trabalhadores bancários que constroem com a sua força de trabalho o lucro das instituições financeiras. Por meio da PLR, uma parte desse lucro é destinada aos trabalhadores que podem assim elevar sua remuneração anual.

PLR Social Caixa – Uma luta dos empregados

A PLR Social Caixa Econômica Federal é fruto da luta dos trabalhadores e das entidades representativas. A conquista da PLR Social CEF é resultado da Campanha Nacional Unificada (campanha salarial) de 2010, e foi uma forma de valorizar os trabalhadores pelo trabalho relacionado a programas sociais do governo federal, operacionalizados pelo banco público.

Impacto na economia

Em âmbito nacional, a PLR Bancários injetará na economia por volta de R$ 8,7 bilhões até março de 2023, sendo que deste total, R$ 4 bilhões já serão injetados agora, na antecipação da PLR, que será creditada até 30 de Setembro.

seja socio