Após cobrança do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, o Banco Pan informou que vai manter os melhores direitos aos trabalhadores transferidos para a Pan Financeira.
Ou seja, caso um direito do trabalhador enquadrado como bancário seja superior ao do enquadrado como financiário, o Banco Pan se compromete a manter este direito aos transferidos para a Pan Financeira.
No início do mês, o Banco Pan transferiu 197 bancários para a Pan Financeira, alegando reconfiguração na área de Consignado/Financiamento. Também no início do mês, o banco demitiu 173 bancários. De acordo com representantes do Pan, o processo de desligamentos foi encerrado.
Entrevista de desligamento
Sobre a reivindicação do Sindicato para o fim da "entrevista de desligamento", considerada pela entidade uma iniciativa extremamente constrangedora, o Banco Pan reconheceu que a prática não é adequada e anunciaram que não continuarão com o modelo.
PLR
O Banco Pan também anunciou que o pagamento da PLR para trabalhadores da ativa será feito amanhã, 28 de setembro e, aos desligados, até o dia 10 de outubro.
O banco manifestou interesse em manter diálogo permanente com o Sindicato, e informou que vai disponibilizar um canal para atendimento e orientação aos desligados.
Sobre a PPR, o Banco Pan sinalizou que pretende fechar acordo junto ao Sindicato para 2024, mas alegou não ser possível se comprometer com a demanda neste momento.
"O Sindicato está acompanhando de perto a questão dos transferidos para a financeira e também a situação dos desligados, atuando de forma firme na defesa dos interesses dos trabalhadores. A manutenção dos melhores direitos e o pagamento da PLR integral da categoria bancária para 2023 são frutos desta atuação. Para seguirmos avançando, é fundamental que os desligados do Banco Pan procurem o Sindicato", diz a secretária-geral do Sindicato, Lucimara Malaquias.
Os bancários desligados do Banco Pan devem entrar em contato com o Sindicato, que prestará todo o apoio para a verificação dos detalhes relacionados com a demissão e pagamento dos direitos, por meio da Central de Atendimento, via telefone (11 3188-5200), WhatsApp, chat ou e-mail.
Outras reivindicações
Sobre outras reivindicações apresentadas pelo Sindicato ao Banco Pan em reunião realizada no dia 13 de setembro, o banco não se comprometeu neste momento com:
- Realização das homologações no Sindicato.
O Sindicato avalia que, se o Banco Pan faz os pagamentos dos direitos corretamente, respeitando a CLT e a CCT, não existe razões para que as homologações não sejam realizadas na entidade.
- Instalação de Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) para os desligados, com a participação do Sindicato.
Sindicato insistiu com o banco que a transação extrajudicial traz sempre maiores benefícios para as partes envolvidas.
- Retomada da negociação sobre o PPR (Programa Próprio de Resultados) a partir de 2024.
O Sindicato avalia que uma maneira de demonstrar o interesse em uma mesa permanente de diálogo com o Sindicato, é justamente voltar a negociar o PPR com a entidade, o que trará mais transparência e melhores garantias aos empregados, além de segurança jurídica ao banco.