Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Negociação

Sindicato e C6 Bank finalizam acordo de PPR; assembleia será nesta quinta 28

Imagem Destaque
Representantes do Sindicato e representantes do C6 Bank posam para foto

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e o C6 Bank reuniram-se nesta terça-feira 26, na sede do banco, para finalizar as negociações sobre o acordo coletivo de trabalho (ACT) de PPR (Programa Próprio de Resultados) dos funcionários.  A mesa terminou com uma proposta de ACT positiva para os trabalhadores.

Agora, os bancários e bancárias do C6 Bank vão deliberar sobre a proposta em assembleia presencial nesta quinta-feira 28, a partir das 10h (segunda convocação às 10h30), na sede do banco, no Jardim Paulista (veja mais informações no edital abaixo).

É importante destacar que o C6 Bank está em um cenário de prejuízo, portanto, se não fosse a negociação com o Sindicato, os empregados nada receberiam pela PLR da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Outra vantagem é que o ACT não prevê compensação do valor pago como PPR do que vier a ser pago como PLR, caso o banco apresente lucro ao final do exercício.

“O programa ainda precisa de melhorias, mas já apresenta avanços. Houve valorização do pagamento mínimo e uma redução do teto, de modo que a distribuição possa ser mais equilibrada entre os empregados”, diz a secretária-geral do Sindicato, Lucimara Malaquias, que participou da mesa.

Sindicato reivindica mesa permanente

“Acordos negociados e fechados coletivamente são sempre mais vantajosos para os trabalhadores. E, quando respeitada, a via negocial resulta em direitos resguardados e avanços para a categoria. É por isso que queremos ampliar esse diálogo com o C6, estabelecendo uma mesa permanente para discussão de condições de trabalho. Fizemos essa reivindicação hoje ao banco e esperamos avançar na implementação de mais esse canal de negociação”, ressalta Lucimara.

Também foi reivindicado o livre acesso dos representantes do Sindicato às dependências do banco, para que possam ter contato direto com os trabalhadores, inclusive para campanhas de sindicalização. E ainda que o banco avalie fazer as homologações das rescisões no Sindicato e instalar, junto com a entidade, uma comissão de conciliação voluntária, para tratar extrajudicialmente de conflitos que eventualmente tenham ocorrido durante o contrato de trabalho.

Outro ponto destacado na reunião foi a importância de o banco manter sempre o diálogo prévio com a representação dos trabalhadores.

Leia edital da assembleia desta quinta

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DO RAMO FINANCEIRO DE SÃO PAULO, OSASCO E REGIÃO, atual denominação do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo, inscrito no CNPJ/MF sob nº 61.651.675/0001-95, por sua Presidenta, convoca, nos termos do Estatuto da Entidade, todos os empregados do BANCO C6 S.A., sócios e não sócios, dos municípios de São Paulo, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, para participarem de Assembleia Extraordinária Específica, que se realizará de forma presencial, no dia 28 de Setembro de 2023, em primeira convocação às 10h00 e, em segunda convocação às 10h30, na sede da instituição financeira, situada à Avenida Nove de Julho, nº 3.013, Jardim Paulista, para deliberação acerca da seguinte pauta:

  • Apreciação e deliberação sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho, que tem por objeto a renovação do Plano de Participação nos Resultados para o exercício de 2023, que, inclusive, trata da autorização do desconto a ser efetuado em função da negociação coletiva realizada, a ser celebrado com o BANCO C6 S.A.

São Paulo, 26 de Setembro de 2023.

Neiva Ribeiro dos Santos
Presidenta

seja socio