Pular para o conteúdo principal

Ação contra BMG será paga no dia 30

Linha fina
Ex-funcionários da instituição financeira, grande parte já aposentada, aprovaram em assembleia valores e data do pagamento
Imagem Destaque
São Paulo – “Fico feliz porque teve muita briga, foi muito demorado. A gente fica até emocionado”, diz o bancário aposentado Milton Romeu Damarindo, 76 anos, um dos 37 beneficiados pelo resultado da ação interposta pelo Sindicato contra o antigo BMG Banco Comercial, hoje incorporado pelo BMG S.A.

A ação refere-se ao pagamento de diferenças salariais de 1º de setembro de 1985 a 1º de setembro de 1986. Na época, a categoria conquistou reajuste de 89,55% nos salários, mas esse reajuste não foi repassado pelo BMG. “Os funcionários vão receber agora as diferenças salariais que não foram pagas nesse período. Têm direito todos os bancários do BMG nessa época, mesmo quem não era sindicalizado”, disse o secretário de Assuntos Jurídicos, Carlos Damarindo, durante a assembleia na quinta 23, na sede do Sindicato, em que os bancários aprovaram os valores e o pagamento das ações no dia 30 de outubro.

“Nem sabia da ação. Soube através de colegas com quem tenho contato até hoje. Veio em boa hora, quando a gente não conta e vem, é uma boa surpresa”, comemora Rosana Watanabe, que começou no BMG aos 17 anos. “Fiz questão de me sindicalizar e nunca deixei de ser sócia”, conta Rosana, hoje aos 52 anos e ainda na ativa.

“É uma surpresa muito agradável. Tenho que louvar o Sindicato pelo empenho”, comenta o bancário aposentado Ivon Trancoso, 68 anos.

Dúvidas – Durante a assembleia, o departamento jurídico do Sindicato explicou que os trabalhadores ganharam em primeira instância, mas o banco recorreu ao Tribunal Regional, onde perdeu novamente, e depois recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), perdendo pela terceira vez. Por isso a ação demorou 29 anos para ter um desfecho.

Para ter o valor creditado, os beneficiados devem apresentar a carteira de trabalho onde houve o registro profissional do BMG, além de RG e CPF. Familiares de quem já faleceu devem apresentar certidão do INSS comprovando que são herdeiros.

O departamento jurídico também informou que toda sexta-feira tem plantão no Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro) para tratar de ações coletivas. Basta agendar pelo 3188-5200. Os advogados distribuirão aos ex-funcionários do BMG um kit com a documentação necessária para a declaração do Imposto de Renda, que comprovam que o IR já foi descontado do montante na Justiça do Trabalho.

Andréa Ponte Souza – 24/10/2014
(Atualizado às 19h39 de 29/10/2014)
seja socio