Pular para o conteúdo principal

Veja quais ruas serão abertas à população

Linha fina
Em audiências públicas, foram definidas 16 vias na cidade de São Paulo para serem abertas aos domingos e feriados. Data de início ainda está indefinida
Imagem Destaque
São Paulo – O programa Rua Aberta ,da prefeitura de São Paulo, definiu 16 vias que devem ser liberadas para pedestres e ciclistas aos domingos e feriados na capital. Decidida em audiências públicas, a escolha das ruas foi anunciada pela Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras. A data da implementação ainda não foi anunciada.

O objetivo é estimular a ocupação da cidade e alterar a lógica dos espaços pensados para carros e hostis aos cidadãos. Estão presentes no projeto intervenções artísticas, esportivas, gastronômicas e de economia solidária. O horário de abertura das vias será entre 10h e 17h.

Cinco subprefeituras ainda não decidiram quais vias serão escolhidas para serem abertas. Pinheiros, Freguesia do Ó/Brasilândia, Jaçanã/Tremembé, Mooca, Vila Prudente e Capela do Socorro devem marcar novas audiências para atingirem consensos.

Vias abertas - Em Santo Amaro, 95 pessoas optaram pela Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux. Já na Vila Mariana, os presentes na audiência optaram pela Avenida Engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi.

Na zona norte da cidade, a subprefeitura que compreende os bairros de Vila Maria e Vila Guilherme, optou pela Rua Curuçá em detrimento às opções das avenidas Guilherme Cotching e Nadir Dias Figueredo.

Em Itaquera, os presentes aprovaram a opção apresentada da Avenida Miguel Inácio Curi. Ainda na zona leste, Sapopemba escolheu a Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, Ermelino Matarazzo, a Rua Professor Antônio de Castro Lopes, e no M'Boi Mirim, 35 pessoas presentes decidiram pela Avenida Luíz Gushiken.

Em Pinheiros, 43 presentes na audiência optaram pela abertura de duas vias. São elas as ruas Medeiros de Albuquerque e Henrique Chamma. Em Perus, ficou definida a Rua Salvador Albano, no distrito de Anhanguera.

No centro da cidade, sob olhares da subprefeitura da Sé, foi confirmada a adoção da abertura da Avenida Paulista. Mais de 200 presentes optaram com ampla maioria pela abertura da via.

Os moradores do bairro do Aricanduva decidiram pela Rua Benedito Galvão. A prefeitura ainda deve marcar uma reunião com moradores do logradouro para definir estratégias de diminuir o impacto do programa.

No bairro do Campo Limpo, a via escolhida não possui residências nem comércio. A Avenida Carlos Caldeira Filho foi selecionada sem maiores problemas e ainda conta com a vantagem de ser situada entre duas estações de Metrô da linha Lilás.

Outra via nas cercanias do Metrô escolhida é a Avenida Sumaré, próxima à estação homônima. A via compreende à subprefeitura da Lapa.

Em Cidade Ademar, a Rua do Mar Paulista, próxima à represa Billings foi a selecionada. Já a subprefeitura Pirituba/Jaraguá optou pela Rua Professor Onésimo Silveira. No Butantã, a Rua Major Wanter Carlson foi a opção escolhida.


Rede Brasil Atual - 2/10/2015
seja socio