Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Não à cultura do estupro!

Em segunda instância, Eleonora Menicucci vence Frota

Linha fina
Ex-ministra foi processada por Alexandre Frota por ter se referido a ele como alguém que fez apologia ao estupro após o ex-ator afirmar, no programa de entrevistas de Danilo Gentili, ter estuprado uma mãe de santo
Imagem Destaque

São Paulo - A ex-ministra de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, venceu em segunda instância processo impetrado pelo ex-ator Alexandre Frota, que pedia R$ 10 mil em indenização pelo fato de Eleonora ter se referido a ele como alguém que faz apologia ao estupro. Em 2014, Frota afirmou, no talk show comandado por Danilo Gentili, no SBT, ter violentado uma mãe de santo, arrancando risos da plateia e do apresentador.  Após o ex-ator ser recebido pelo ministro da Educação de Temer, Mendonça Filho, Eleonora criticou o fato de o ministro receber em seu gabinete alguém que faz apologia ao estupro.

Em maio, a ex-ministra foi condenada em primeira instância a pagar a indenização a Frota, decisão que Eleonora classificou como a “legitimação da cultura do estupro”. Na ocasião, ela afirmou que não considera o processo como um caso individual. “Eu aqui não defendo mais a mim, defendo todas as mulheres brasileiras porque o estupro é um crime hediondo”.

Com a absolvição em segunda instância, a ex-ministra não terá mais que pagar a indenização. A decisão foi comemorada por manifestantes que participavam, em frente ao Fórum, de um ato em apoio e solidariedade à Eleonora (vídeo abaixo, aos 15 minutos).

* Vídeo por Brasil de Fato

“Esta vitória é de todas as mulheres. Ela não me pertence, mas a todas as brasileiras. Ela representa a condenação do estupro e a absolvição total das mulheres. Ela saiu de mim. Ela é agora da sociedade brasileira. É uma luta pela democracia, em favor da justiça social, dos direitos humanos das mulheres”, celebrou Eleonora.

“Me sinto ainda mais comprometida com a luta pela democracia, pelo retorno do Estado de direito no nosso país, contra o golpe que tirou a primeira mulher presidenta, eleita e reeleita, e contra este clima de ódio que os golpistas instalaram em nosso país. Viva as mulheres brasileiras”, acrescentou.

“Julgou com a bunda” – Como de costume, Alexandre Frota afirmou que a decisão contrária a ele é “política”, atacando o juiz responsável pelo caso com palavras de baixo calão.

“Bom, terminou agora a audiência e como a gente esperava, eu fui julgado por um juiz ativista, ativista do movimento gay, o juiz  não julgou com a cabeça, julgou com a bunda e deu a causa para a Eleonora, por enquanto. Entendeu?”, disse o ex-ator em vídeo publicado na sua página no Facebook.

Frota e sua comitiva de “apoiadores” também foram acusados de agredir manifestantes na sua chegada ao fórum.

seja socio