São Paulo - Representantes de organizações de defesa dos direitos de LGBTI, ao lado de parlamentares de diversos partidos políticos, estiveram com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), na terça 3 para entregar a Carta da Diversidade, documento que defende a aprovação de três projetos de lei (PLS) para garantir direitos civis.
As propostas são o PLS 658/2011, que reconhece os direitos à identidade de gênero e à troca de nome e sexo nos documentos de identidade de transexuais; o 612/2011, que reconhece como entidade familiar a união estável entre duas pessoas e prevê que a união estável poderá converter-se em casamento; e o 470/2013, que dispõe sobre o Estatuto das Famílias.
O presidente da Aliança Nacional LGBT, Toni Reis, informou que a Carta da Diversidade também vai ser entregue a representantes do Executivo e do Judiciário e declarou que saiu da reunião “feliz da vida” com a resposta de Eunício Oliveira.
Eunício afirmou que colocará os projetos em votação assim que os parlamentares presentes à reunião acenarem que as propostas têm apoio do plenário.
"São bandeiras que nós bancários também defendemos e essa reunião é um importante passo para o movimento LGBT", comentou Maikon Azzi, diretor e coordenador do coletivo LGBTI do Sindicato.