Nesta edição do Momento Bancário, Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, conta com a participação de Neiva Ribeiro, secretária-geral da entidade, para conversar com Victor Queiroz, diretor de RH do Bradesco sobre o 3º Censo da Diversidade Bancária, cujo questionário já pode ser respondido no site da Fenaban. Acesse e responda ao Censo aqui
> Neiva Ribeiro explica porque os bancários devem responder ao Censo
No programa que foi ao ar na quinta-feira 3, foi destacado que o Censo foi construído em conjunto pelo movimento sindical e Fenaban, para possibilitar o acesso ao perfil da categoria, ou seja, a informações importantes para nortear futuras negociações. O programa esclareceu para que serve o Censo, como funciona e qual sua finalidade.
"A gente está falando de um tema muito além do setor. A gente está falando de uma temática de alta relevância na sociedade. Estamos num contexto de grandes transformações, de grandes mudanças, não só no setor bancário, mas no contexto da sociedade. E é importantíssimo destacar a importância desse censo porque, antes de mais nada, ele dá oportunidade de a gente ouvir o que cada pessoa pensa, qual a ótica de cada um e como cada um pensa. A diversidade também leva isso em conta, que a voz de cada um precisa ser ouvida", diz Victor.
Ivone ainda acrescentou que 'hoje é mais comum ter o termo transgênero masculino e feminino dentro dos bancos do que antes porque nós começamos a falar desse assunto. E nós sabemos que hoje na categoria tem, inclusive, muitos pedidos para incluir companheiro ou a companheira nos planos de saúde".
Agente da Diversidade
Outro assunto também discutido no programa foi o Agente da Diversidade, a novidade desta terceira edição do Censo.
> Seja parte da transformação que você quer ver no mundo. Seja agente da diversidade
"Nós temos uma postura crítica de cobrança das instituições que paguem salário igual para mulheres, que coloquem oportunidades iguais de promoção, de mando e tudo mais... que incluam negros, que cumpram a cota de deficientes. Mas a gente sente falta também de ser um ator que provoque um debate no local de trabalho para que as pessoas saibam que além da gente cobrar as empresas, o setor, que façam com que a iguldade aconteça de fato, que sejam parte de transformação", destaca Neiva.
> Tim tim por tim tim da diversidade
> Filmes para pensar a diversidade: racismo
> Filmes para pensar a diversidade: machismo
> Filmes para pensar a diversidade: sexual e de gênero
Assista e compartilhe!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube e receba as principais produções audiovisuais do Sindicato.
Momento Bancário
O programa de webtv Momento Bancário tem transmissão pelo canal do YouTube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e Facebook. É um espaço de entrevistas, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos trabalhadores em geral e de cidadania.