Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Diversidade Bancária

Neiva Ribeiro explica porque os bancários devem responder ao Censo

Linha fina
Secretária-geral convoca a todos a participarem dessa campanha para traçar o perfil da categoria e cobrar igualdade de oportunidades dos bancos
Vídeo Youtube

A secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, explica por que é importante os bancários responderem ao 3º Censo da Diversidade Bancária. Se você ainda não resondeu, clique aqui e participe! 

Ela destaca também que esse Censo tem como objetivo traçar o perfil da categoria e servir de norte para as negociações na mesa de igualdade de oportunidades entre os bancos e os representantes dos bancários, já que, a partir dos dados colhidos por meio do questionário, o movimento sindical poderá cobrar dos bancos a igualdade salarial entre homens e mulheres; maior contratação de negros e negras e de pessoas com deficiência e mais oportunidades de ascensão profissional nos bancos.

Assista ao Momento Bancário sobre o assunto!

> Inscreva-se no nosso canal no YouTube e não deixe de ativar o sininho para receber as produções audiovisuais do Sindicato.  

Agentes da Diversidade

O Censo é uma das conquistas da categoria na mesa de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Esta é sua terceira edição. As duas anteriores foram realizadas em 2008 e 2014 e ambas mostraram que o setor bancário ainda é desigual: as mulheres ganham menos que os homens; e negros e PCDs ainda são uma pequena minoria em agências e departamentos bancários (saiba mais aqui).

Mas esta terceira versão do Censo vai além do levantamento sobre o perfil da categoria. Também foi lançada uma campanha para que bancárias e bancários tornem-se agentes da diversidade. Ou seja, cidadãos conscientes da necessidade de ampliação da igualdade de oportunidades no setor bancário e da eliminação dos preconceitos, e empenhados em debater e promover o respeito às diferenças, a cultura de não violência e o fim de qualquer discriminação, tanto nos locais de trabalho quanto em seus círculos de convivência social.

Saiba mais sobre o Censo e agentes da diverdidade:

Responda ao 3º Censo e seja um Agente da Diversidade
Seja parte da transformação que você quer ver no mundo. Seja agente da diversidade!

Veja as ferramentas para pensar a diversidade que o Sindicato disponibilizou para você:

Tim tim por tim tim da diversidade
Filmes para pensar a diversidade: racismo
​> Filmes para pensar a diversidade: machismo
> Filmes para pensar a diversidade: sexual e de gênero

seja socio