As próximas sessões do CineB Solar serão realizadas nos dias 16 e 17 de outubro, na zona sul de São Paulo, e em São Bernardo do Campo. Na primeira data, o evento será montado no estacionamento do conjunto habitacional Nelson Mandela, em São Bernardo. Já no dia 17, o telão será erguido em um campo de futebol no Jardim Icaraí, na capital paulista, para que até 200 casas da região possam acompanhar os filmes.
O projeto é realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco Região, com organização da Brazucah Produções. Nas datas, o CineB Solar exibirá sessões de curtas-metragens.
“O CineB Solar na Janela vai levar toda a infraestrutura de uma sessão convencional para os conjuntos habitacionais de moradia popular como Cohabs, CDHUs ou projetos do Minha Casa, Minha Vida para que as pessoas possam ter seu momento de lazer”, explica Cidálio Vieira dos Santos, coordenador do projeto.
Para proporcionar uma autêntica experiência de cinema, os moradores também receberão pipoca para preparem em casa.
Marcelo Gonçalves, secretário Cultural do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, destaca a importância de a entidade apoiar iniciativas como essa. "A atuação do nosso Sindicato transcende a luta por mais direitos e melhores condições de trabalho para a categoria bancária, pois não estamos isolados da sociedade. Fazemos parte de um conjunto social, e de nada adiantará para o bem estar individual se apenas nós, bancários, obtivermos avanços sociais e econômicos. A cidadania deve chegar a todos", afirma.
Diante da pandemia, a Brazucah Produções precisou adaptar o CineB Solar, um dos mais importantes projetos de democratização do cinema. Em novo formato, o CineB Solar na Janela utiliza energia renovável para exibição de filmes em paredes e telas de comunidades periféricas em São Paulo e na região metropolitana, com o intuito de levar o cinema a locais com acesso restrito a projetos culturais.
A adaptação veio após muitos estudos por parte da Brazucah. Em vez das cadeiras, as janelas, no lugar dos alto-falantes, som transmitido pelas ondas de rádio FM, captadas pelo celular. Assim os moradores poderão assistir às produções de dentro dos seus apartamentos e respeitando todas as normas de segurança. Para Cynthia Alario, sócia-proprietária da Brazucah e idealizadora do projeto, é uma fase desafiadora. "Fato é que, pela primeira vez, há uma nova forma de acompanhar o Cinesolar. É o 'novo normal' dentro do universo do cinema ao ar livre no Brasil", comenta.
Sobre o CineB Solar
Criado em 2007, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 70 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.
Serviço
CineB Solar na Janela – São Bernardo
Filme: curtas metragens
Data: 16 de outubro
Local: Estacionamento do Conjunto habitacional Nelson Mandela
Horário: a partir das 19h
Convites: serão entregues pela administração do condomínio
CineB Solar na Janela - Jd. Icaraí
Filme: curtas nacionais e internacionais
Data: 17 de outubro
Local: campo de futebol no Jardim Icaraí
Horário: a partir das 19h
Convites: serão entregues pelos líderes comunitários locais