Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Menos metas, mais saúde

Coletivo Nacional de Saúde cobra da Fenaban menos metas e reforço dos protocolos contra covid-19

Imagem Destaque
desenho mostra figuras de três pessoas uma ao lado da outra, uma branca ao centro, duas negras, com equipamentos de proteção individual como máscaras e luvas e em volta de vírus representando o coronavírus

O Coletivo Nacional de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) reuniu-se, nesta segunda-feira 25, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para a Mesa temática de Saúde.

Um dos principais pontos da pauta foi iniciar a retomada dos debates sobre temas que eram discutidos antes da pandemia do coronavírus (Covid-19), como o fim das metas abusivas, do assédio moral e do adoecimento na categoria, além da garantia do tratamento para os trabalhadores que ficaram doentes por conta das ações dos bancos.

Na reunião foi enfatizado que, durante a pandemia, os bancos aprofundaram o processo de fechamento de agências e de demissões, e estão perdendo clientes para bancos digitais e fintechs. Os trabalhadores remanescentes, por sua vez, convivem com o aumento da sobrecarga de trabalho, e o modelo de cobrança de metas não mudou e segue nas alturas.

“Se a Fenaban reconhece que há intensificação da concorrência por causa das fintechs, cooperativas e bancos digitais, os bancos não podem sacrificar os trabalhadores bancários com adoecimento.”

Carlos Damarindo, secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região

As partes se comprometeram a fazer pressão em todas as esferas de governo para continuar obrigando o uso de máscaras, como importante medida de prevenção da contaminação da Covid-19.

“No momento em que as atividades presenciais estão voltando, e alguns municípios estão flexibilizando as medidas de controle da pandemia, nós entendemos que é fundamental o reforço do uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual, bem como atenção dos bancos para outras medidas como renovação frequente do ar, higienização constante dos locais de trabalho, proibição de aglomeração e testagem recorrente, a fim de dar mais tranquilidade e segurança para o bancário, tanto de agências como de departamentos”, ressalta Damarindo.

O Coletivo também cobrou da Fenaban para que os trabalhadores do grupo de risco permaneçam em home office, ao contrário do Itaú, por exemplo, que vem na contramão desse entendimento e pressionando para que os funcionários nesta condição e com morbidades retornem ao trabalho.

Com a retomada das atividades, foi enfatizada atenção especial aos bancários que tiveram sequelas da covid-19, e que podem interferir na produtividade das pessoas, já que há estudos que apontam para isso.

“Neste momento de pandemia, além da preocupação com a contaminação pelo coronavírus e as eventuais sequelas da doença, o modelo de cobrança de metas não mudou e continua muito além do humanamente suportável. Há ainda um cenário de fechamento de agências, demissões, e tudo isso contribui para uma pressão psicológica para o trabalhador”, afirma Carlos Damarindo.

Apesar de o retorno ao trabalho presencial estar sendo negociado banco a banco, o movimento sindical pediu uma orientação geral por parte das empresas.

“A gente precisa ter clareza nestas questões, com um protocolo-base de medidas preventivas, para garantir a segurança dos trabalhadores que possa exercer suas atividades de forma tranquila”, explicou Mauro Salles, secretário de Saúde da Contraf-CUT, ao reforçar a importância da proteção dos grupos de riscos e da adequação dos ambientes de trabalho para a nova realidade.

Ele alertou também para a necessidade de se preocupar com as sequelas da Covid-19, garantindo o tratamento adequado.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Deixe seu contato que vamos te ligar 

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

 Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio