Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Participe da Assembleia

Saúde Caixa e Covid-19: direção da Caixa não contrata e joga empregados uns contra os outros

Imagem Destaque
Imagem ilustrando a live feita pela direção da Caixa

A direção da Caixa, na pessoa do presidente Pedro Guimarães, mostrou mais uma vez com o anúncio de retorno presencial nas agências que, ao invés de contratar mais empregados, sua estratégia de “gestão de pessoas” resume-se a desviar o foco, gerar confusão e jogar empregados uns contra os outros.

Retorno irresponsável ao trabalho presencial para desviar o foco do Saúde Caixa

Em live na última quinta 21, a direção da Caixa anunciou o retorno dos empregados completamente imunizados ao trabalho presencial nas agências a partir do dia 3 de novembro.

O anúncio, feito de forma unilateral, sem negociação, além de contradizer informação anterior da direção do banco, que estendia o Projeto Remoto Simplificado até 31 de dezembro, gerou confusão e suscitou muitas dúvidas nos trabalhadores.

“Este anúncio, além de contrariar recomendações científicas e sem o devido debate dos protocolos de retorno, é uma armadilha para desviar o foco dos empregados da votação da proposta de sustentabilidade para o Saúde Caixa”

Dionísio Reis, dirigente do Sindicato e empregado da Caixa
  • CLIQUE AQUI e confira a íntegra da minuta da proposta para a sustentabilidade do Saúde Caixa.

“A direção da Caixa, ao que tudo indica, quer a rejeição da proposta. Por isso, joga com a confusão. Por isso, fez essa live de quinta. Por isso, convoca para o retorno sem organizar os empregados e sem os gestores saberem como se dará esta volta”, enfatiza Dionísio.

"Para barrarmos mais arbitrariedades vindas da direção do banco, é fundamental que cada empregado e empregada da Caixa vote pela aceitação da proposta de sustentabilidade do Saúde Caixa. Caso não obtivemos essa aprovação, a direção do banco terá o caminho aberto para individualizar o plano, o que a curto e médio prazo inviabilizará a permanência de beneficiários, o que pode levar à extinção do Saúde Caixa”, acrescenta.

A assembleia virtual para deliberação sobre a proposta de sustentabilidade do Saúde Caixa ocorrerá das 8h da quinta-feira 28 até 18h da sexta-feira 29, por meio do link https://assembleia.spbancarios.com.br/, que estará funcional no período da assembleia e onde estarão disponíveis todas as informações necessárias.

O Sindicato orienta pela aceitação da proposta, que mantém as premissas atuais do plano: preserva a proporção 70/30 (70% de contribuição do patrocinador e 30% dos empregados), o grupo familiar, a solidariedade, o pacto intergeracional e o mutualismo, além de acrescentar medida para a melhoria da qualidade, com relatórios trimestrais de credenciados e descredenciados por estado.

Negociação

Em negociação realizada na sexta 22, a representação dos trabalhadores criticou a decisão unilateral da direção do banco e cobrou esclarecimentos sobre a convocação para retorno presencial.

“Cobramos respeito aos empregados e ao processo negocial, atropelado por esse anúncio, e também esclarecimentos. Trabalhadores do grupo de risco ou que residam com pessoas do grupo de risco devem entrar em contato com os canais disponibilizados pela Caixa e, no caso de retorno insatisfatório por parte do banco, devem acionar o Sindicato”, orienta Dionísio.

Para o dirigente, a discussão sobre o retorno dos empregados do grupo de risco ao trabalho presencial revela um problema de fundo, a falta de empregados.

“Muitas vezes um empregado, sobrecarregado na agência, cobra o retorno do colega do grupo de risco, mas não percebe que para melhorar suas condições de trabalho o que é necessário são mais contratações. Temos mais de 20 mil aprovados no concurso de 2014 e, apesar das cobranças e da nossa vitória na Justiça, o ritmo de contratações está muito lento, principalmente em São Paulo”, conclui.

seja socio