Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Desumano

Sindicato cobra explicações do Original sobre demissões por justa causa

Imagem Destaque
Banco Original demitiu trabalhadores por justa causa e Sindicato cobra explicações

O Banco Original vem promovendo, desde o início de outubro, uma série de demissões, e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região apurou que pelo menos cinco desses desligamentos foram por justa causa.

Essas cinco demissões ocorreram no mesmo dia, em 3 de outubro, todos eram gerentes comerciais, e o motivo alegado pelo banco foi o mesmo: uso indevido do app de táxi, serviço que o banco disponibilizava aos funcionários para se descolocar de casa ao local de trabalho e para visitar clientes.

O Original foi fundado em 2011 e alguns desses gerentes tinham mais de 7 anos de casa. “Ou seja, bancários que se dedicaram ao banco por quase todo o tempo de sua fundação foram mandados embora sem receber nada. Isso é uma desumanidade!”, critica o dirigente sindical Jair Alves.

O Sindicato procurou o RH do banco para explicações mais detalhadas, mas a resposta foi que os desligamentos se deram em conformidade com a lei. O Sindicato solicitou ainda uma reunião para discutir os casos, mas ainda não obteve resposta do banco.

Os demitidos também relataram à entidade que não houve uso inadequado do serviço. Até porque os vouchers de táxi eram validados com as assinaturas dos respectivos gerentes e superintendentes das áreas onde atuavam. Além disso, eles nunca foram advertidos sobre qualquer problema, como deveria ter feito o banco diante de qualquer dúvida sobre o uso do táxi.

“Não podemos aceitar que o banco use argumentos tão vagos para explicar algo tão grave como demissão por justa causa. Esses bancários tinham muito anos de serviços prestados ao Original, eram trabalhadores qualificados, experientes e dedicados. É preciso que o banco mostre quando e como o funcionário usou o serviço de táxi inadequadamente. Enquanto o banco não esclarecer e provar os motivos alegados, não descansaremos. Vamos continuar insistindo nessa reunião até o que o Original nos atenda”, ressalta Jair Alves.

seja socio