Pular para o conteúdo principal

Sindicato conquista anistia total do banco de horas negativo do Itaú

Imagem Destaque
Arte em desenho mostra um homem segurando com as mãos os ponteiros de um relógio gigante. Ao fundo, o logo do Sindicato

Todos os trabalhadores do Itaú que não conseguiram compensar as horas negativas até esta segunda-feira 31 terão o banco de horas totalmente anistiado. A conquista foi obtida na última rodada de negociação entre a Comissão de Organização dos Empregados do Itaú e representantes do banco, realizada na sexta-feira 28.

“É um grande avanço para os trabalhadores. Após várias negociações com o Itaú, conseguimos garantias neste ponto que ainda era um pesadelo para muitos empregados do banco”, comemora Maikon Azzi, dirigente sindical e bancário do Itaú.

O acordo de banco de horas negativo foi negociado e firmado com o Itaú em face da pandemia de Covid-19, a fim de garantir todos os direitos dos trabalhadores afastados e os que fizeram rodízios nas agências.

Assinado em fevereiro de 2021, o instrumento de compensação das horas negativas previa que os bancários teriam um período de 18 meses, a partir do mês de março de 2021, com o limite de duas horas por dia, para compensar as horas negativas. Estes termos seriam revisados a cada três meses, podendo ser prorrogados por mais seis meses, caso os trabalhadores não estivessem conseguindo zerar os seus bancos.

“O acordo foi importante diante do caos que estávamos enfrentando na época. Foi um período muito difícil para todos nós. Perdemos amigos, familiares, colegas de trabalho, passamos por momentos sombrios e de insegurança, mas o sindicato seguiu firme em busca de assegurar o emprego e a manutenção de direitos, agora avançamos novamente com a anistia total do banco de horas negativos”, enfatiza Maikon.

seja socio