São Paulo - Os paineis instalados na fachada do prédio da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3) que resgatam a memória do período da ditadura militar poderão ser vistos pelo público até dezembro. Feitos em tecidos, com quatro metros por dez metros, retratam o período sob a ótica de oito grafiteiros do país. O edifício fica na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 2020.
A exposição (Re)conhecer... Para Nunca Esquecer está sintonizada com a atuação do Ministério Público Federal pela preservação da memória nacional e pela reparação às vítimas do regime militar, afirma a procuradora regional república, Inês Virgínia Prado Soares, idealizadora da iniciativa.
> Vídeo: procuradora detalha proposta da exposição
> Veja fotos das artes em página da exposição
A procuradora explica que a ideia era transmitir ao maior número de pessoas uma realidade nem sempre de fácil apreensão. Por isso, usou-se a fachada da procuradoria, localizada em uma área de grande circulação de público, e os grafites de fácil compreensão para o público em geral.
A exposição, inaugurada em abril, é uma promoção do MPF e da Cátedra Unesco de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância da Universidade de São Paulo. Os painéis foram elaborados pelos grafiteiros Alexandre Puga, Alvaro Azzan, Fredone Fone, Gejo, Helder Holiveira, Mauro Neri da Silva, Marilena Grolli e Tota, com curadoria de André Bueno e Gejo. Eles criaram as obras a partir da temática da ditadura e os reflexos que o regime de exceção deixou nos dias atuais.
Procuradoria Regional da República da 3ª Região - 13/11/2014
Linha fina
Mostra <i>(Re)conhecer... Para Nunca Esquecer</i> vai até dezembro com obras expostas em fachada de prédio na região da Paulista
Imagem Destaque