Pular para o conteúdo principal

Marrocos sedia Fórum Mundial de Direitos Humanos

Linha fina
Estão previstas discussões em 30 conferências sobre justiça, economia, sociedade e cultura, saúde, mulheres, educação e juventude, migração, meio ambiente e comunicação
Imagem Destaque

Marrakesh (Marrocos) - Os direitos humanos no mundo e seus principais avanços e desafios, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a  violações, estarão em debate de quinta 27 a domingo 30 no 2º Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), em Marrakesh, Marrocos.

Idealizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com outros órgãos governamentais e da sociedade civil, o FMDH tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências nacionais para implementar políticas de Estado para promoção dos direitos humanos. O evento teve sua primeira edição em dezembro de 2013, em Brasília, contando com cerca de dez mil participantes, entre brasileiros e estrangeiros.

Agora em 2014 haverá discussões sobre justiça, economia, sociedade e cultura, saúde, mulheres, educação e juventude, migração, meio ambiente e comunicação. Ao todo, serão 30 conferências temáticas.

Em entrevista à Agência Brasil, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, disse estar animada com o fato de um país muçulmano ser a sede das discussões. “Será um debate inusitado, uma experiência muito grande de um debate mundial em um país muçulmano, onde serão discutidas questões de vários segmentos como, por exemplo, mulheres, LGBT [lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros], diversidade religiosa e negros”, garantiu. Ainda segundo ela, o objetivo é trocar experiências e consolidar o debate como espaço mundial de relevância, a exemplo de outros fóruns importantes como o social e o econômico.

A expectativa é que 30 entidades brasileiras, além de agentes governamentais, participem do fórum. Na primeira edição 70 países mandaram representantes. A comitiva de Marrocos foi a maior, com 40 integrantes.


Karine Melo*, enviada especial da Agência Brasil - 27/11/2014
*A repórter viajou a convite da Secretaria de Direitos Humanos

seja socio