Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Desrespeito!

Santander aumenta custo do plano de saúde dos funcionários

Linha fina
Após alterar operadora do plano de saúde dos trabalhadores de forma unilateral, banco espanhol comunicou aumento de 20% no valor da mensalidade; Sindicato cobra transparência e negociação
Imagem Destaque
Imagem: Pixabay / C0 Public Domain

São Paulo – O Santander informou que os valores do plano de saúde dos seus funcionários sofrerão um expressivo aumento, muito acima da inflação, de 20% nas mensalidades. No início do ano, o banco já havia mudado a operadora do plano de saúde sem qualquer negociação com o Sindicato - de Bradesco Saúde para Sulamérica - o que acarretou prejuízos aos bancários com o aumento da coparticipação de 20% para 25% em consultas, exames simples, terapias e atendimentos de emergência e, a partir da sexta consulta, esse percentual sobe para 30%.

> Sindicato cobra Santander sobre plano de saúde
> Sindicato notifica Santander sobre plano de saúde

“Este é mais um desrespeito do Santander com os seus funcionários brasileiros, responsáveis pelo maior lucro do banco em todo mundo. Desde 2013, o banco quebra regras do contrato de trabalho referentes ao plano de saúde, impondo sem qualquer diálogo ou negociação reajustes sempre muito acima da inflação. Este ano, a coparticipação já aumentou devido à mudança - feita de forma unilateral pelo banco – da operadora do plano. O que além de prejudicar financeiramente o bancário, o inibe de cuidar da sua saúde, evitando consultas e exames por desinformação e falta de transparência no plano, se colocando em uma situação de risco. Agora, chega mais esse aumento absurdo”, critica a dirigente e bancária do Santander Wanessa Queiroz.

A dirigente aponta ainda que os trabalhadores não tem acesso aos contratos do plano de saúde. “Nós pagamos mensalidade e, portanto, somos parte contratante do plano. Apesar disso, não temos acesso aos contratos e nem mesmo qualquer participação ou fiscalização na forma como o plano é gerido.”

Cobrança – O Sindicato cobra que o Santander suspenda o aumento nas mensalidades do plano de saúde e abra um canal de negociação transparente com a representação dos trabalhadores.

“O Santander não pode simplesmente, de uma hora para outra, mudar a operadora do plano de saúde e impor consecutivos aumentos acima da inflação. Isso sem qualquer negociação com o Sindicato. O banco vive propagandeando que é uma das melhores empresas para trabalhar, o que não condiz com a realidade. As pessoas se planejam financeiramente e esses aumentos repentinos são muito prejudiciais. Cobramos uma relação de transparência e diálogo em relação ao plano de saúde dos bancários do Santander”, conclui Wanessa.

Leia mais: 

> Santander economiza na promoção da saúde dos seus empregados 
 
 

seja socio