Combate ao racismo e à intolerância, além dos desafios e perspectivas para se avançar na promoção pela igualdade racial no Brasil estão entre os temas que serão abordados no próximo Momento Bancário, como parte das atividades do Sindicato dos Bancários de São Paulo em razão do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
O programa de webtv que vai ao ar nesta quarta-feira 21, a partir das 20h, conduzido pela secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, contará com as participações de Moisés da Rocha, programador musical e apresentador do Samba Pede Passagem; Adriana Vasconcelos, Professora de História e Geografia, e de Fernanda Paula, presidenta da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO).
O Momento Bancário tem transmissão pelo canal do YouTube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e Facebook. É um espaço de entrevistas, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos trabalhadores em geral e de cidadania.
> Inscreva-se no nosso canal no YouTube e receba as principais produções audiovisuais do Sindicato.
Mês da Consciência Negra
Seminário, debates, edições especiais do MB com a Presidenta (webtv), ato e uma série de reportagens marcam os eventos deste mês no Sindicato dos Bancários de São Paulo. Intitulada Novembro da Resistência, a programação alude a duas datas importantes: o Dia da Consciência Negra (20), e o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher (25).
A programação conta também com ato pelo Dia da Consciência Negra, no vão do Masp, no próprio feriado do dia 20; seminário sobre Consciência Negra, no dia 21, às 14h, na sede do Sindicato, seguido de uma festa à noite, no Café dos Bancários.
Assista ao MB sobre Consciência Negra, exibido no último dia 14, que contou com as particpações do professor da Universidade Federal do ABC, Ramatis Jacino, autor de uma série de livros, entre eles Transição e Exclusão, e Adriana Vasconcelos, professora de História e Geografia da rede pública.
No dia 28, tem Cine Birita no Café, às 19h30, com curtas sobre a herança afrodescendente no Brasil. Além disso, haverá uma série de reportagens especiais ao longo do mês no site, canal do Youtube e nas redes sociais do Sindicato. Fique alerta e acompanhe.
Leia reportagens do Novembro da Resistência
> Políticas afirmativas ajudam a formar geração de intelectuais negros
> Filmes para refletir sobre a questão racial
> Seis episódios recentes que mostram o quanto o Brasil é racista