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Chapéu
Sobrecarga de Trabalho

Bancários precisam almoçar, Santander!

Linha fina
Sindicato fechou agência no polo comercial da Lapa entre 11h30 e 13h30 desta quinta-feira; após duas demissões e duas transferências, local tem apenas um bancário para atender o caixa, insuficiente para a grande demanda de clientes
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Foto: Seeb-SP

O Sindicato fechou nesta quinta-feira, entre 11h30 e 13h30, uma agência do Santander no polo comercial da Lapa, zona oeste, para que bancários lotados na unidade pudessem almoçar. Após a demissão de dois trabalhadores e a transferência de outros dois, a agência tem apenas um bancário para atender o caixa, insuficiente para dar conta da demanda do grande fluxo de clientes.

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>Sindicato fecha agência para que bancários possam almoçar

Segundo o Sindicato apurou, foram demitidos dois gerente de negócios e serviços (GNS). O banco criou o cargo de GNS em março deste ano, direcionando a maioria dos caixas para a nova função.

Além disso, dois bancários foram transferidos para outra agência, o que fez com que, em horários de pico, outros bancários do posto de trabalho exercessem funções que não a deles.

“Há na agência uma série de problemas além do horário de almoço, e por conta do grande fluxo: a falta de funcionários e o acúmulo e desvio de função pra quem fica, o que prejudica a qualidade do atendimento e a saúde dos trabalhadores”, ressalta a dirigente sindical Lucimara Malaquias, bancária do Santander, que acrescenta que, em um dia, um único funcionário chegou  a desempenhar três funções dentro da agência.

“Realizamos uma conversa com o regional na última semana de outubro, a qual ele informou que estava em processo de contratação de novos funcionários. Após mais de duas semanas, não houve a contratação. Pelo contrário. Houve mais demissões na segunda-feira 11. Chegou uma nova gerente geral, porém o quadro de atendimento permanece desfalcado e os trabalhadores, sobrecarregados”, enfatiza Lucimara.

Espera de mais de uma hora

Durante a atividade, uma cliente informou a dirigentes do Sindicato que já esperou mais de uma hora para ser atendida no caixa da agência. A Lei estadual 10.993/2001 estabelece que o tempo máximo de espera para atendimento bancário presencial não deve ultrapassar 15 minutos. Esse tempo aumenta para 30 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos. E a população pode denunciar o Santander aos órgãos competentes por desrespeito aos consumidores.

“Caso as contratações não ocorram e o fluxo da agência não melhore, os protestos irão aumentar. O Santander tem o dever de proporcionar atendimento de qualidade para os clientes que pagam juros e tarifas altíssimas e também proporcionar um ambiente de trabalho adequado e saudável para os seus funcionários”, finaliza a dirigente sindical.

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